Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

Lisboa

Ir Além do Retalho – Proporcionar Experiências Sensoriais aos Consumidores

Quarta parte do relatório Retail 2020 da Jones Lang LaSalle


A Jones Lang LaSalle divulgou hoje a quarta parte do estudo Retail 2020, denominada «Going Beyond Retail». O Retail 2020, lançado a 28 de Maio através de um website interactivo feito à medida, apresenta as perspectivas, para os próximos 10 anos, sobre o panorama global de retalho que está em constante mutação.

Este novo capítulo analisa a crescente necessidade dos retalhistas em proporcionar experiências sensoriais e emocionais aos consumidores e em disponibilizar serviços directamente na loja. Considera também o efeito do comércio electrónico nos retalhistas tradicionais e a necessidade de os retalhistas desenvolverem estratégias que vão além dos habituais modelos de negócio e transacções, à medida que os consumidores querem cada vez mais por cada vez menos valor.

Robert Bonwell, CEO EMEA de Retail da Jones Lang LaSalle afirma: “A saturação advinda de lojas clone que vendem produtos semelhantes de formas idênticas está a tornar-se insustentável. Com o inegável crescimento do online, os retalhistas tradicionais terão de oferecer «experiências». Os formatos de centro comercial e comércio de rua terão de criar pseudo comunidades com as quais os consumidores interajam e se envolvam. Por exemplo, iniciativas já existentes na Europa incluem centros de lifestyle ao ar livre e bibliotecas integradas, áreas educacionais e salas de descanso”.

Manuel Puig, Director Geral da Jones Lang LaSalle Portugal acrescenta: “Os centros comerciais assumem-se como um enorme espaço físico, e com a visão correcta, poderão ser ajustados de forma a integrar inúmeras ofertas além do retalho, incluindo lazer, cultura e saúde. O futuro das experiências de retalho será desenvolvido através de uma materialização mais sofisticada de ideias que criem no consumidor um laço emocional autêntico com o centro comercial, com acesso a produtos locais, globais e éticos, disponíveis em espaços bem desenhados e com um serviço integral, sem falhas.”.
 
 
- ends –
 
 
Nota aos Editores

• O Retail 2020 está disponível em www.retail2020.com/

• O Retail 2020 explora a configuração futura do retalho, abrangendo dimensões como os segmentos, as localizações, os formatos, a oferta e as geografias, bem como a rentabilidade (crescimento, custos e modelos de negócio), e está a ser lançado numa série de capítulos desde 28 de Maio. O objectivo do Retail 2020 é disponibilizar uma base pertinente de pressupostos acerca do futuro do retalho europeu.

• A Jones Lang LaSalle e o portal Web Retail 2020 pretendem incentivar a indústria de retalho como um todo a debater o futuro do sector e as suas implicações no mercado imobiliário, oferecendo ainda blogs, vídeos, notícias, sondagens interactivas e perfis de clientes.

• O Retail 2020 surge na sequência do relatório Retail Futures, 2010, publicado há dez anos pela Jones Lang LaSalle, e que, de forma bem sucedida, previu muitas das forças que viriam a modelar o panorama de retalho e de consumo entre 2000 e 2010.