Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

Lisboa

Nota de Esclarecimento da Gestão do Saldanha Residence – Assalto Ourivesaria Manuel dos Santos


A Jones Lang LaSalle, na qualidade de gestora das galerias comerciais Saldanha Residence, localizadas na Avenida Fontes Pereira de Melo, na zona próxima à Praça Duque de Saldanha, gostaria, na sequência do assalto realizado à Ourivesaria Manuel dos Santos no passado dia 24 de Dezembro, em primeiro lugar, de manifestar a sua solidariedade para com os representantes deste estabelecimento comercial, instalada neste complexo.

De acordo com as informações extraídas dos vídeos de segurança realizados e neste momento em análise mais aprofundada pelas autoridades, o assalto teve a duração aproximada de dois minutos, estando presentes nas galerias dois profissionais de segurança. Após a detecção, pelos referidos profissionais, do arrombamento da porta principal do Centro, localizada junto ao Mercado 31 de Janeiro, foram contactadas de imediato as autoridades policiais para registo da ocorrência. Este telefonema ocorreu no minuto seguinte ao arrombamento da entrada, tendo sido comunicados às autoridades todos os detalhes possíveis dos assaltantes e armas visíveis. Posteriormente, os profissionais de segurança deslocaram-se ainda ao exterior, identificando uma viatura nas imediações e que acabaria por ser depois utilizada pelos referidos assaltantes.

Reforça-se que os profissionais de segurança presentes no local accionaram todos os meios e recursos ao seu dispôr, tendo procedido em rigoroso cumprimento dos procedimentos e normas de segurança e alerta que se impõem em situações de semelhante natureza. Como é de conhecimento geral, todos e quaisquer vigilantes ao serviço em qualquer tipo de estabelecimento não podem nem têm o dever de abordar e/ou neutralizar indivíduos em delito. A sua obrigação é a de contactar as autoridades e acompanhar com ponto de situação até que as mesmas cheguem ao local.

Nesta situação concreta, ambas as condições foram cumpridas, sendo que, adicionalmente, os seguranças conseguiram ainda reunir informações de relevo para a identificação posterior dos assaltantes, com a identificação da viatura de fuga. Reforça-se também que, além da presença dos seguranças no local e da sua correta atuação face ao sucedido, todos os restantes meios de vigilância e segurança integrados no complexo estavam em pleno funcionamento aquando do momento do assalto, incluindo os sistemas de videovigilância e alarme, além de todos os procedimentos de encerramento seguro dos acessos terem sido garantidos.

A Jones Lang LaSalle informa que, no âmbito da sua responsabilidade enquanto gestora do conjunto comercial onde se insere esta loja, está neste momento a inteirar-se, junto das autoridades policiais competentes, de todos os detalhes referentes ao sucedido, por forma a delinear medidas adicionais de segurança que permitam reforçar o atual sistema de segurança e vigilância do Saldanha Residence, garantindo que os seus inquilinos possam continuar a realizar os seus negócios e a exercer a sua atividade comercial de forma segura e que também os seus visitantes e consumidores possam igualmente  continuar a usufruir deste espaço com segurança.