Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

Lisboa

Investimento imobiliário cresce em todas as regiões no 1º trimestre de 2013

Os números preliminares da Jones Lang LaSalle revelam que os volumes globais de investimento alcançaram os $94 biliões, um crescimento de 8% face ao trimestre homólogo.


​O imobiliário terciário continua bem posicionado na lista de aquisições dos investidores em todo o mundo, com os volumes preliminares do investimento imobiliário global no 1º trimestre de 2013 a atingirem os $94 biliões, revela o research​ de investimento imobiliário desenvolvido pela Jones Lang LaSalle para 60 países em todo o mundo. Este volume representa um crescimento de 8% face ao mesmo trimestre de 2012.

A melhoria dos níveis de confiança na recuperação da economia global e a procura contínua de uma exposição direta ao mercado imobiliário continuaram a impulsionar os volumes de investimento imobiliário, com a Alemanha, o Japão e os Estados Unidos a apresentarem uma performance forte no trimestre. Outros destaques incluem:

  • Todas as regiões registaram crescimento face ao ano anterior, com o Continente Americano, a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e a Ásia-Pacífico a apresentarem subidas entre 7% a 8% face ao mesmo período de 2012. No Continente Americano, o crescimento foi motivado, sobretudo, pelo aumento da atividade nos dois maiores mercados dos Estados Unidos e Canadá (com crescimentos de 20% e 6%, respetivamente).

  • Na região Ásia-Pacífico, a boa performance foi influenciada pelo crescimento de 30% observado no Japão e pelos volumes de investimento mais fortes em Singapura e Hong Kong. No global, o investimento nesta região cresceu 8% face ao 1º trimestre de 2012.

  • Todos os três maiores mercados europeus, nomeadamente Reino Unido, França e Alemanha, contribuíram para o aumento dos volumes transacionados, com este último mercado a registar um crescimento de quase 40% face ao período homólogo. Este desempenho fez com que os volumes transacionados crescessem 8% em dólares americanos e 6% em Euros. 

  • Com a melhoria da atividade de investimento no 1º trimestre, mantemos as nossas previsões para o total do ano entre os $450 a $500 biliões transacionados, esperando-se que, ao longo dos restantes trimestres a tendência continue a ser de crescimento.

Arthur de Haast, Head do International Capital Group na Jones Lang LaSalle, disse: “Naquele que é, tradicionalmente, um trimestre mais calmo, atingir volumes de investimento de quase $100 biliões nos primeiros 3 meses do ano demonstra que os investidores continuam a ter interesse no investimento direto em imobiliário. Motivado por um ambiente económico global em recuperação, mesmo que lenta, e pela valorização dos imóveis, o número de ativos para venda continua a crescer nas principais cidades do mundo”. 

David Green-Morgan, Global Capital Markets Research Director, afirma: “A melhoria da confiança em todos os mercados imobiliários está a encorajar os compradores a procurar oportunidades admitindo um pouco mais de risco, aos mesmo tempo que os vendedores estão animados tendo em conta o crescente número de compradores que estão a analisar ativos em localizações mais secundárias. Estes dois fatores estão a impulsionar os volumes de investimento e esperamos que esta tendência continua a verificar-se ao longo de 2013”.

Nota:

O relatório de Global Capital Flows inclui imóveis dos setores de escritórios, industrial, retalho e hotéis. Os valores apresentados são preliminares, sendo o relatório final para o 1º trimestre de 2013 divulgado no final de abril.

O que são as análises de Global Capital Flows?

As análises de Global Capital Flows da Jones Lang LaSalle disponibilizam um conjunto de dados gerados para auxiliar os investidores a compreender o comportamento do mercado de investimento imobiliário em todo o mundo. Os dados não refletem a atividade da Jones Lang laSalle nem são indicativos da performance global da consultora ou da quota de mercado em que a Jones Lang LaSalle participa.  As conclusões são divulgadas trimestralmente, primeiro numa análise dos volumes de transação em forma de press release (como o atual) e posteriormente num relatório trimestral mais abrangente que será lançado nas semanas seguintes. Todos os dados atuais do Global Capital Flows podem ser encontrados num sitio de internet interativo que se posiciona também como um portal para os meios de comunicação e para os clientes no acesso aos dados de research da Jones Lang LaSalle na área de Global Capital Markets, disponível em www.joneslanglasallesites.com/gcf