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Lisboa

2015 será ano recorde para investimento estrangeiro em hotéis, diz a JLL


  • Transação global de hotéis aumentou 56% para US$ 42 biliões
  • Investidores olham de Este para Oeste: o Continente Americano cresce 73%, a região EMEA 55% e a Ásia-Pacífico recua 6%
  • Atividade significativa de investidores Chineses e do Médio-Oriente

2015 deverá ser um ano recorde para o investimento estrangeiro em imobiliário hoteleiro , afirma a JLL (NYSE:JLL), que revela ainda que as transações globais de hotéis alcançaram os 42 biliões de dólares na primeira metade do ano, impulsionadas por um robusto investimento estrangeiro.

O maior volume transacionado no 1º semestre do ano verificou-se no Continente Americano, com 24 biliões de dólares, uma subida de 73% face ao mesmo período de 2014. Segue-se a região EMEA, que teve uma subida de 56% para os 15 biliões de dólares, enquanto que a região da Ásia-Pacífico registou um ligeiro declínio no volume de investimento, recuando 6% para 4 biliões de dólares.

Apesar dos fundos americanos de capital privado continuarem a ser a maior fonte de capital no segmento de imobiliário hoteleiro, o 1º semestre de 2015 assistiu a um aumento significativo das transações que envolvem investidores chineses e do Médio Oriente, que alocaram 9,8 biliões de dólares a esta classe de imóveis a nível global e que se traduziu num aumento superior a 2,3 biliões de dólares face ao mesmo período do ano anterior.

“Uma das maiores tendências de 2015 é a vaga de investimento do Médio Oriente e da China que está a chegar aos ativos hoteleiros em todo o mundo. Isto acontece apesar de algumas preocupações que continuam a marcar a agenda mundial, como a crise da dívida Grega e as recentes flutuações no mercado bolsista chinês”, disse Mark Wynne Smith, CEO Global da JLL Hotels & Hospitality. “No início do ano previmos um volume global anual de transações de hotéis de 68 biliões de dólares. Já atingimos 60% desse valor no 1º semestre de 2015 e, se essa dinâmica continuar a verificar-se no 2º semestre, iremos certamente superar a nossa previsão”.

Continente Americano - Investimento estrangeiro cresce 176%
O investimento total estrangeiro em hotéis no Continente Americano no 1º semestre de 2015 atingiu os 4,2 biliões de dólares, um aumento de 176% face ao mesmo período de 2014. Deste valor, 4 biliões são oriundos de investidores chineses e do Médio Oriente, cujos volumes demonstram uma espantosa subida de 308% face ao 1º semestre de 2014.

Entre as principais transações no 2º trimestre de 2015 incluem-se as vendas do Edition New York (por 343 milhões de dólares à ADIA) e do Baccarat Hotel & Residences NYC (por 230 milhões de dólares ao Sunshine Insurance Group).

EMEA - O lugar mais atraente do mundo para o investimento estrangeiro
Em termos de investimento estrangeiro em imobiliário hoteleiro, a região EMEA recebeu o maior volume no 1º semestre de 2015, nomeadamente de 9 biliões de dólares.

“As vendas de portefólios são cada vez mais populares na região EMEA e concentraram 65% do total de volume de transações,” comentou Wynne Smith. “Isto diz-nos que os investidores estão à procura de escala num mercado que está a tornar-se muito competitivo”.

O maior negócio envolvendo um portefólio no 2º trimestre de 2015 foi a venda da carteira Maybourne em Londres a um investidor do Médio Oriente por 2 biliões de dólares.

Ásia-Pacífico - Foco em negócios de ativos individuais
As transações de ativos individuais dominaram a região Ásia-Pacífico, representando 82% (3 biliões de dólares) no total do volume de investimento. Os fundos soberanos foram os compradores mais ativos no 2º trimestre de 2015. O maior negócio foi a venda de 50% à ADIA de três hotéis em Hong Kong (Renaissance Harbour View, Hyatt Regency Tsim Sha Tsui e o Grand Hyatt) com um valor estimado de 1 bilião de dólares.


Nota:
Clique aqui para assistir a um curto vídeo com Mark Wynne Smith, CEO Global do Hotels & Hospitality, e com Kent Michels, Head of Hotels & Hospitality Research do Continente Americano.

Para ver este press release online, clique aqui (versão inglesa)

Sobre o Hotels & Hospitality Group da JLL
O Hotels & Hospitality Group da JLL já completou mais transações no setor imobiliário de hotéis e de turismo do que qualquer outra empresa de consultoria no mundo, totalizando 51 biliões de dólares nos últimos cinco anos. Além da negociação de transações de investimento, a equipa global de 340 pessoas da empresa também executou 4.600 mandatos de consultoria, avaliações e gestão de ativos. A empresa é reconhecida como o líder global em serviços imobiliários ao setor de turismo incluindo desde o segmento de luxo aos hotéis de baixo custo, propriedades em regime de timeshare ou fracionadas, centros de convenções e empreendimentos de usos mistos. Os investidores e proprietários/operadores a nível mundial procuram a JLL para moldar as suas estratégias de investimento e maximizar o valor dos seus ativos, sendo a assessoria especializada da JLL apoiada por um research de referência.

Para mais notícias, vídeos e research do Hotels & Hospitality Group da JLL, por favor visite: www.jll.com/hospitality, faça o download da aplicação Hotels & Hospitality Group para iOS e Android, ou consulte a nossa e-revista The Hotel Investor, disponível para iPad.