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Lisboa

JLL lança nova área de negócio em Portugal para imobiliário hoteleiro e turístico

Karina Simões assume a liderança de Hotels & Hospitality a nível nacional


​Face a um mercado turístico que tem vindo a registar um crescimento muito expressivo, a JLL acaba de lançar uma nova área de negócio em Portugal. A consultora vai passar a disponibilizar serviços de Hotels & Hospitality no nosso país, dando resposta a investidores, proprietários e operadores de ativos hoteleiros e de turismo na otimização do valor dos seus imóveis. Karina Simões, que detém uma experiência de mais de 15 anos na consultoria ao setor do turismo, vai liderar este negócio em Portugal.


A área de Hotels & Hospitality terá um foco exclusivo no segmento hoteleiro e turístico, disponibilizando para este mercado um leque completo de serviços imobiliários relevantes para aumentar a eficiência e o valor dos imóveis e que incluem desde assessoria de investimento, identificação e seleção de operadores de gestão consultoria estratégica, avaliações, gestão de ativos. Sendo parte do grupo internacional de Hotels & Hospitality da JLL, esta área funcionará de forma integrada com os restantes serviços da consultora no nosso país, embora seja estruturalmente autónoma, com o cluster de Portugal a trabalhar em estreita colaboração com a representação do grupo em Espanha.

Para Pedro Lancastre, Diretor Geral da JLL Portugal, “lançar esta área de negócio no nosso país é, não só uma mais-valia para a empresa, mas sobretudo para os nossos clientes, aos quais podemos oferecer uma gama cada vez mais completa de serviços em praticamente todos os setores de mercado, acompanhando todo o ciclo imobiliário. Além disso, é mais um passo muito importante para o nosso crescimento em Portugal, depois de já este ano termos entrado no setor residencial e termos reforçado o nosso posicionamento na área de arquitetura e obra de espaços interiores, com a aquisição da Novo Interior”.

Luís Arsuaga, Vice-presidente Executivo de Hotels & Hospitality da JLL em Espanha, comenta que “o facto do grupo de Hotels & Hospitality passar a ter uma presença efetiva em Portugal vai permitir-nos aumentar bastante o nível de serviço que prestamos aos nossos clientes e a nossa visibilidade neste mercado em forte crescimento”.

Karina Simões será responsável pelo desenvolvimento da área de Hotels & Hospitality em Portugal, assumindo o cargo de Vice-presidente do Hotels & Hospitality Group em Portugal. A profissional transita da Neoturis, onde esteve durante cerca de 15 anos e onde desempenhava funções de Manager para Tourism Consultancy. Em termos de percurso académico, a responsável pela nova linha de negócio da JLL em Portugal é licenciada em Gestão e Planeamento de Turismo pela Universidade de Aveiro e tem uma pós-graduação em Gestão e Avaliação Imobiliária pelo ISEG.

Karina Simões sublinha que ““O mercado imobiliário no segmento da hotelaria e turismo é um dos mais promissores neste momento, tendo em conta o crescimento dos fluxos de turistas, quer no que concerne a ocupação hoteleira quer também no turismo residencial. Este é um setor onde o ativo tem de ser especialmente eficiente e possuir as características necessárias para dar resposta ao mercado, estando no coração da própria atividade: pô-lo a trabalhar para o “negócio” que o ocupa é especialmente relevante para alcançar sucesso. Por isso, ter uma estratégia estruturada e uma abordagem global adequada aos ativos, desde a fase da sua conceptualização, implementação e operação, é a melhor forma de valorizá-los, de maximizar a sua rentabilidade. Essa é a proposta do nosso negócio”.

O grupo de Hotels & Hospitality da JLL concluiu, a nível global, negócios avaliados em 51 biliões de dólares nos últimos 5 anos. Intervindo na negociação de algumas das maiores transações imobiliárias do mundo, a equipa global deste grupo executou ainda cerca de 4.600 mandatos nas áreas de consultoria, avaliações e gestão de imóveis. A firma é reconhecida a nível global como líder na prestação de serviços em imobiliário hoteleiro e turístico de todos os formatos e dimensões, incluindo nos segmentos de luxo e premium, em hotéis budget, ou até em propriedades em regime de timesharing ou em sistema de fractionals, entre outros.