Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

Lisboa

JLL assessora Delta Real Estate na venda de dois centros comerciais Delta City na Sérvia e Montenegro


  • ​Esta foi a maior transação envolvendo ativos únicos na região do Sudeste da Europa (SEE) nos últimos cinco anos;
  • Sérvia está cada vez mais na mira dos investidores internacionais

A JLL assessorou a Delta Real Estate na venda de dois centros comerciais Delta City nas cidades de Belgrado, na Sérvia, e de Podgorical, Montenegro, à joint-venture constituída pela Hyprop, o maior REIT cotado sul-africano especializado em centros comerciais, e a Homestead Funds, numa operação avaliada em 202,7 milhões de euros.

Esta foi a maior operação envolvendo ativos únicos realizada na região Sudeste da Europa (SEE) nos últimos cinco anos.

Andrew Peirson, managing director para o Sudeste Europeu e Roménia, diz: “Depois de vários anos fora do radar comparativamente a outros países do Sudeste Europeu, a Sérvia está agora a atrair os investidores internacionais. Estamos muito satisfeitos por ter podido não só mostrar o potencial deste país à Hyprop e à Homestead bem como por lhes ter mostrado como este destino se alinha com os seus objetivos mais amplos de negócio depois de terem manifestado o seu interesse inicial pela Polónia. Com isto, irão colher os frutos do forte desempenho que carateriza os ativos de retalho de grande qualidade da Sérvia e de Montenegro“.

“Há vários anos que não assistíamos a uma transação desta escala, que é simbólica do crescente interesse dos investidores na Sérvia e na região envolvente do Sudeste Europeu“, comenta Urus Grujic, head of capital markets no Sudeste Europeu da JLL. “Em 2015, os grupos de compradores que consideraram a região SEE como destino de investimento eram oriundos de fora dos mercados tradicionais da Alemanha, França e Reino Unido, sendo esta uma tendência que irá continuar à medida que os investidores comecem a estar atentos aos retornos oferecidos nesta região que são comparativamente superiores aos dos mercados core da Europa Central“.

Em dezembro de 2015, a JLL assessorou o fundo sul-africano Atterbury na compra de uma participação correspondente a um terço do capital da MPC Holdings, que detém o centro comercial Usce no seu portefólio.