Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

Lisboa

Jones Lang LaSalle alarga âmbito do Departamento de Consultoria e Research

Consultora aposta na análise de portefólios imobiliários 


Lisboa, 28 Setembro 2009 — A Jones Lang LaSalle alargou o âmbito da actividade do Departamento de Consultoria e Research, apostando numa estratégia de diversificação a nível dos sectores de mercado abrangidos, dos públicos-alvo e dos serviços prestados. O objectivo deste posicionamento é reforçar a oferta de soluções e ferramentas de auxílio às decisões estratégicas das empresas que actuam no mercado imobiliário ou são detentoras de património, adaptando-se a uma conjuntura que exige maior prudência e na qual se operaram alterações significativas nas condições de mercado.

“Mantendo a prioridade na resposta às necessidades dos nossos clientes através do fornecimento de ferramentas úteis para a tomada de decisões mais fundamentadas, reforçámos a nossa actividade no segmento de escritórios, em complementaridade ao retalho, além de oferecer um leque mais completo de serviços, que permitirá abordar novas linhas de clientes, incluindo, além dos industriais do imobiliário – promotores, investidores e operadores – todo um conjunto de empresas que detém imobiliário, como é o caso da banca ou dos seguros, e que assistiram nos últimos tempos a uma redução acentuada do valor dos seus activos imobiliários”, sublinha Cristina Cristóvão, Directora do Departamento de Consultoria e Research.

O leque de serviços prestados por este Departamento contempla, agora, além da realização dos mais diversos estudos de viabilidade, de reposicionamento ou de mercado, a disponibilização de soluções de análise de activos imobiliários, que passam por um trabalho global de consultoria, num processo que poderá envolver todas as áreas de negócio da empresa, motivando as sinergias que permitam aos clientes dotar o seu imóvel das melhores condições de valorização.

Manuel Puig, Director Geral da Jones Lang LaSalle, comenta: “Seja qual for o contexto económico em que se opera, a função de consultoras como a Jones Lang LaSalle é estar atenta às mutações do mercado para ajudar as empresas a definir estratégias e disponibilizar soluções que as ajudem a enfrentar novos desafios, oferecendo serviços que vão ao encontro de novas necessidades. Temos de encarar a crise não como uma fatalidade mas como um momento de viragem, no qual a reorganização e identificação de novas oportunidades são cruciais”. 
 
O Departamento de Consultoria e Research é, neste contexto, um departamento chave para a Jones Lang LaSalle na medida que permite à empresa manter-se actualizada face à evolução constante dos mercados e, ao mesmo tempo, permite realizar análises regulares de forma a apoiar as decisões estratégicas dos vários players do mercado. Actualmente, reveste-se de uma importância ainda maior, no sentido em que a evolução do mercado imobiliário português dos últimos anos, aliada à crise económica que atravessamos, obriga a uma maior ponderação por parte das empresas na hora de tomar decisões quanto ao desenvolvimento de novos projectos.

Este Departamento tem vindo a desempenhar um papel de pivot a todos os outros departamentos da Jones Lang LaSalle, fornecendo informações gerais do mercado e ferramentas de pesquisa. Ao mesmo tempo, absorve e analisa toda a informação proveniente do trabalho diário dos departamentos da empresa, que estão em contacto directo com a realidade do mercado.

As estimativas são para que esta área de negócio, actualmente com 3 pessoas, possa ter um peso de 10% na facturação anual da Jones Lang LaSalle em 2009, tendo sido realizada, no decurso do ano, uma integração entre os departamentos de estudos e de research, de forma a conciliar todas as mais-valias que cada uma das áreas apresenta, ao mesmo tempo que se concentrou toda a informação que estas duas áreas reuniram ao longo dos últimos anos.
 
 
                                  – ends –

Sobre a Jones Lang LaSalle

A Jones Lang LaSalle (NYSE:JLL) é uma empresa de serviços financeiros e profissionais especializados em imobiliário. A empresa disponibiliza serviços imobiliários integrados prestados por equipas de especialistas em todo o mundo para clientes que procuram obter valor acrescentado na promoção, na ocupação ou no investimento imobiliário. Com uma facturação global de 2,7 mil milhões de dólares em 2008, a Jones Lang LaSalle conta aproximadamente com 180 escritórios em todo o mundo, operando em mais de 750 cidades presentes em 60 países. A Jones Lang LaSalle é líder da indústria imobiliária na prestação de serviços de gestão de propriedades e de instalações corporativas, com um portfólio de 120 milhões de m² geridos mundialmente. A LaSalle Investment Management, empresa da Jones Lang LaSalle a actuar na área de gestão de investimento, é uma das maiores empresas mundiais do sector, gerindo um dos leques mais diversificados de capitais imobiliários e sendo responsável pela gestão de uma carteira de activos avaliada em mais de 36 mil milhões de dólares. Presente em Portugal desde 1997, a Jones Lang LaSalle conta com uma equipa pluridisciplinar composta por 38 profissionais, desenvolvendo a sua actividade nos mercados de escritórios e retalho, nas áreas de agência, investimento, corporate solutions, consultoria e avaliações, gestão, arquitectura e research.
Para mais informações, visite
www.joneslanglasalle.pt | Avenida Duque D’Ávila, 141,1ºdt.º 1050-081 Lisboa