Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

Lisboa

Projeto residencial transforma edifício icónico da Avenida dos Aliados em apartamentos exclusivos

Dinamização comercial do Aliados 107 está a cargo da JLL/Cobertura, que lança o primeiro projeto habitacional do Porto


​A mais importante e central avenida da cidade Invicta promete voltar a ser ponto de atração de habitantes, com o nascimento do Aliados 107. Este novo projeto residencial de luxo, promovido pela empresa Aliados 107, erguer-se-á na avenida dos Aliados, trazendo para esta localização um total de 23 apartamentos num dos mais emblemáticos edifícios de toda a cidade e prova viva dos traços marcantes da arquitetura modernista.

As vendas destes imóveis, que estão disponíveis nas tipologias T1 a T4 com áreas que podem variar entre 53 m² e os 243 m², estão já a decorrer, com a JLL/Cobertura a assumir a dinamização da comercialização, mandato que marca a estreia desta consultora no mercado habitacional do Porto. Direcionado ao mercado de gama alta, este novo projeto residencial pretende atrair quer compradores nacionais quer internacionais.

Para Patrícia Barão, Head of Residential da JLL, “o Porto está com uma dinâmica muito forte a todos os níveis, revelando uma vitalidade do seu tecido comercial, cultural, urbano, social e turístico que se tem traduzido numa capacidade crescente de atração de pessoas e de investimento. Estas são bases excelentes para o mercado imobiliário, e especialmente o residencial e com foco na reabilitação urbana, onde o potencial da cidade é cada vez maior e onde o pipeline de novos projetos de qualidade é muito interessante”.

E acrescenta: “Esta conjuntura associada aos traços singulares distintivos deste projeto permitem-nos antecipar um ritmo de vendas bastante animador. Trata-se de um edifício incontornável na história cultural e económica do Porto, com uma imponência e valor arquitetónico ímpares, e que agora vai poder acolher habitantes com todo o conforto da vida moderna, numa localização privilegiada no coração do movimento de reabilitação que tem marcado a cidade”.

O Aliados 107 vai nascer da reabilitação do emblemático edifício do jornal “O Comércio do Porto”, um imóvel icónico e pioneiro da arquitetura modernista. Construído em 1930, sob o traço dos arquitetos Rogério de Azevedo e Baltazar de Castro, o nº 107 da avenida dos Aliados mantém, até hoje, a impotente fachada que cruza as influências art-déco e expressionista, onde se destacam os pilares que acentuam a verticalidade do imóvel, bem como as oito grandiosas figuras femininas de granito, além do torreão que marca a paisagem urbana desta avenida.

O novo projeto pretende preservar todos os elementos históricos do imóvel, transportando para os interiores este charme e a herança arquitetónica com a manutenção de um generoso pé-direito, o recurso a materiais de elevada nobreza e a acabamentos requintados. Funcionalidade, atenção ao detalhe, luminosidade, sofisticação e amplitude são também características evidenciadas nos apartamentos, que permitem dispôr de todas as comodidades da vida contemporânea, incluindo estacionamento para todas as unidades, amplas zonas de socialização e terraços com vista sobre a cidade histórica.

O novo projeto de arquitetura do Aliados 107 tem autoria do arquiteto Arnaldo Brito, contando ainda com uma componente comercial. Em complemento aos apartamentos, que se distribuirão entre os pisos 2 e 6, o projeto integra quatro lojas no piso térreo, com áreas entre os 390 m2 e os 475 m2, e deverá estar concluído em setembro de 2017.