Skip Ribbon Commands
Skip to main content

Notícias

Lisboa

Aberdeen vende Coimbra Retail Park em operação assessorada pela JLL

Consultora representou o vendedor na venda do ativo à portuguesa Square Asset Management


​A Aberdeen AM, em representação do seu European Balanced Property Fund, vendeu o Coimbra Retail Park ao Fundo CA Património Crescente, legalmente representado e gerido pela Square Asset Management. A transação foi mediada pela consultora imobiliária JLL, que representou a entidade vendedora britânica no negócio de venda deste ativo à gestora de fundos de investimento de origem portuguesa.

Um empreendimento comercial sólido e ocupado a 100%, o Coimbra Retail Park apresenta um tenant mix diversificado, combinando uma oferta variada de produtos para o lar, moda e desporto, saúde e bem estar, incluindo entre os seus ocupantes retalhistas de referência como o Continente, Worten, Sportzone, Toys’R’Us, Seaside, Modalfa Factory, W52, Multióticas, Loja do Gato Preto, Colchões e Companhia, Espaço Casa, entre outros.

“O mercado português de retalho continua muito atrativo para os investidores, ao beneficiar da melhoria consistente no consumo, que se repercute também numa melhoria do desempenho dos próprios ativos e das rentabilidades devolvidas aos seus proprietários”, nota Tiago Girão, consultor do departamento de Capital Markets da JLL Portugal. Sobre esta operação, o especialista comenta que “com o crescente fluxo de liquidez na Europa, os investidores estrangeiros continuam a olhar para os mercados periféricos como o português, onde a concorrência por ativos prime continua em alta. Face à dimensão limitada do mercado e ao aumento da concorrência, os investidores estão agora a alargar o seu espetro e a apostar cada vez mais em bons ativos em localizações mais secundárias, sendo esta transação um bom exemplo disso, com o elemento distintivo de ser protagonizada por um player português”.

Promovido pela joint-venture Sonae Sierra & Miller Developments e inaugurado em novembro de 2003, o Coimbra Retail Park estende-se por uma Área Bruta Locável (ABL) de 13.228 m², distribuída por 13 lojas servidas por 560 lugares de estacionamento. Localizado a cerca de 7 km do centro da cidade de Coimbra, numa zona com forte implantação de retalho, com boas acessibilidades e vias de comunicação como a A31 e o IP3, o retail park é atualmente gerido pela Sierra Management.

Os últimos dados apurados pela JLL revelam que o investimento em ativos imobiliários de retalho em Portugal ascendeu a 413 milhões de euros nos primeiros 9 meses de 2016, mantendo-se como um dos segmentos de maior peso (42%) no volume total transacionado neste período. Este montante evidencia, contudo, uma queda de cerca de 38% face ao volume investido em retalho no mesmo período do ano passado (665 milhões de euros), mas, à semelhança do que se verifica na Europa, o 1º semestre de 2015 foi também excecional para o investimento neste segmento em Portugal.