Artigo

RE Talks by JLL com Caetano de Bragança

Caetano de Bragança explica a evolução dos escritórios e a importância de uma estratégia de Workplace

Julho 30, 2021

Como está a evoluir o espaço de trabalho? Quais devem ser as prioridades dos empregadores? Porquê que é tão importante haver uma estratégia de Workplace nas empresas de forma a potenciar a performance das suas equipas?

As empresas vão ter de estar muito mais viradas para o seu propósito, para a sua responsabilidade perante os seus colaboradores e a comunidade. Os espaços de trabalho vão ter de ajudar nesse propósito, mas sobretudo ajudar na inovação destas empresas, pois só inovando é que as empresas vão conseguir evoluir de uma forma sustentada. A inovação representa a geração de boas ideias, que leva a bons produtos, que só é possível com a colaboração entre as pessoas. Colaboração entre pessoas empenhadas e motivadas.

Vemos o espaço de trabalho como uma ferramenta que deve aumentar a performance das empresas e que ajuda a reter e a atrair talento. Os edifícios têm o poder e o dever de criar experiências que melhorem a vida das pessoas, que possam refletir os seus valores e preocupações. Workplace Strategy é muito mais do que só design ou aparência, é sobretudo um exercício de essência e conteúdo, onde se prepara o espaço certo para as pessoas certas.

É importante haver uma criação de estratégias para espaços de trabalho à medida do futuro das empresas que querem apostar em ambientes sustentáveis e focados na experiência humana, otimizando áreas e reduzindo custos.

Como pensamos e desenvolvemos hoje os escritórios?

A criação de espaços de trabalho assenta em quatro pilares de necessidades que foram aparecendo com o evoluir dos tempos. Regra geral, as abordagens têm em conta a seguinte ordem:

Eficiência: olha-se à relação entre áreas, número de ocupantes e custo;

Eficácia: compreendem-se as relações de proximidade, programa, função e tecnologia. A organização de pessoas e espaços como ganho para o desempenho;

Experiência: olha-se à arquitetura e criação de espaços únicos e representativos da cultura da empresa, isto é, da sua identidade e dos seus valores éticos, morais, ambientais, sociais e, porque não, estéticos.

Ecologia: escolhas que têm impactos positivos no bem-estar e na saúde dos ocupantes. Valorizam-se a qualidade do ar, temperatura, luz, acústica, design dos espaços e do mobiliário, vegetação, construção, consumos, etc.

Tudo aponta para que os maiores avanços das próximas décadas se devam à crescente valorização da vida humana e do seu significado. O Homem, globalmente, continuará a dedicar mais tempo ao seu bem-estar físico e emocional, à sua formação cultural e artística, à sua espiritualidade e aos seus hobbies. Nisto, os espaços de trabalho das empresas serão um elemento-chave para a atração e retenção de pessoas.

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