Atividade no mercado de escritórios ganha fôlego em maio

Este é o melhor mês desde início do ano, registando crescimentos mensais de 78% em Lisboa e 108% no Porto

Junho 23, 2023

Num 2023 marcado pela contenção da atividade, maio trouxe um novo fôlego à ocupação de escritórios no mercado português, consagrando-se o melhor mês para o setor quer em Lisboa quer no Porto, com crescimentos mensais de 78% e 108%, respetivamente, apurou o Office Flashpoint da JLL.

Naquele que foi o melhor mês desde o início do ano em termos de absorção, foram colocados 9.900 m² no mercado de Lisboa, confirmando uma melhoria de 78% face a abril. Neste mês foram concluídas 11 operações de arrendamento, todas para ocupação imediata, com uma área média de 900 m²; e das quais quatro envolveram a tomada de áreas superiores a 1.000 m². A JLL atuou em quatro negócios, um dos quais a segunda maior levada a cabo neste mês: a instalação da Embaixada do Brasil numa área de 1.270 m² no edifício Pórtico. A zona 5 – Parque das Nações captou a maior fatia da ocupação, 57%, com o setor das TMT’s & Utilities a liderar, sendo responsável por 49% da procura.

Em termos acumulados, até maio foram concluídas 62 operações e ocupados 35.380 m² em Lisboa, com quebras de 28% e de 76%, respetivamente, face aos níveis de atividade registadas no mesmo período do ano passado.

Maio também se destacou como o mês mais dinâmico de 2023 no mercado do Porto, onde a absorção mais que duplicou (108%) face a abril, para 8.350 m². Com 88% da ocupação a corresponder a arrendamento e 12% a subarrendamentos, apenas 32% da área transacionada estava disponível para ocupação imediata, com os restantes 68% a terem sido contratados em pré-arrendamento. A Zona Empresarial do Porto - zona 3 foi o eixo mais ativo, captando 68% da ocupação mensal, ao passo que o setor mais dinâmico foi o dos Consultores e Advogados, responsável por 72% da área transacionada. Das sete operações concluídas em maio, uma envolveu a tomada de uma área superior a 5.500 m², impulsionando a área média por operação para 1.190 m².

Entre janeiro e o final de maio, foram concluídas 26 operações no mercado de escritórios do Porto, menos 10% que no período homólogo, totalizando uma absorção de 20.045 m², numa quebra anual de 15% face aos primeiros cinco meses de 2022.

Sofia Tavares, Head of Office Leasing da JLL, comenta estes resultados: “Após um 2022 recorde, 2023 tem sido um ano bastante mais moderado na ocupação de escritórios no mercado português, tanto em Lisboa como no Porto. As empresas continuam ativas na procura de espaços, naturalmente com expetativas mais cautelosas nas suas estratégias de mudança e expansões face à evolução da economia. Além disso, continuamos a operar num mercado com falta de stock moderno e de qualidade pronto a ocupar, tendo em conta que boa parte do stock em fase de conclusão já se encontra pré-arrendado. Contudo, a expetativa é que possamos continuar a assistir a uma evolução positiva da atividade de mês para mês, sendo que à medida que algumas das obras já no terreno vão avançando, possamos também avançar na ocupação”.

Há mais de 200 anos que a JLL (NYSE: JLL), uma empresa líder mundial em gestão de investimentos e imobiliário comercial, ajuda os seus clientes a comprar, construir, ocupar, gerir e investir numa variedade de imóveis comerciais, industriais, hoteleiros, residenciais e de retalho. Uma empresa da Fortune 500® com receitas anuais de 20,8 biliões de dólares e operações em mais de 80 países em todo o mundo. Os nossos mais de 106.000 colaboradores trazem o poder de uma plataforma global combinada com a experiência local. Impulsionados pelo nosso propósito de construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, ajudamos os nossos clientes, pessoas e comunidades: SEE A BRIGHTER WAY.

JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com