Comunicado de imprensa

JLL está a gerir o projeto de renovação de mais de 30 lojas nos aeroportos nacionais

Serviço prestado pelo departamento de Project & Development Services abrange os espaços Duty Free, assim como outras áreas comerciais aeroportuárias de Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Ponta Delgada, Horta e Santa Maria

Março 25, 2024

Carolina Pereira

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O Departamento de Project & Development Services da consultora imobiliária JLL está a fazer a gestão de projeto no âmbito da renovação de 34 lojas integradas nos principais aeroportos de Portugal. A empresa foi selecionada pela PortugalDutyFree (PTDF) para assumir esta responsabilidade, que envolve a gestão integral do processo de modernização dos espaços comerciais a operar sob a marca Duty Free nos mais importantes aeroportos do país, bem como de lojas exploradas por outras marcas nestas áreas aeroportuárias.

Ao todo, serão intervencionados mais de 10.000 m2 de superfície de venda nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, no território Continental; em Funchal e Porto Santo, na Madeira; e em Ponta Delgada, Horta e Santa Maria, nos Açores. O serviço prestado pela JLL abrange a coordenação de todas as fases de projeto, desde a seleção de fornecedores até à gestão de prazos, qualidade e custos, num processo que que se inicia com a definição da estratégia para a renovação dos espaços e que termina com a abertura das lojas.

Maria Sacadura Botte, Head of Project a Development Services and Sustainability da JLL, explica queeste é um mandato muito desafiante, porque incide sobre um conjunto alargado de espaços, em diferentes localizações e ocupados por diferentes retalhistas, com a particularidade de estarem integrados em ambiente aeroportuário. São projetos de grande complexidade, uma vez que exigem conciliar os aspetos inerentes a uma carteira multi-localização com as necessidades comerciais de marcas diferentes, em áreas que têm muitas restrições e particularidades a nível de logística, horários e segurança. As zonas comerciais não vão fechar e temos de gerir todo o processo de forma a reduzir ao mínimo o impacto dos trabalhos sobre o seu bom funcionamento”.

A responsável afirma quevamos saber dar uma resposta eficiente a todas estas necessidades, trabalhando de perto com o nosso cliente e prestando um serviço cuidado, que antecipa os riscos e fornece soluções. A nossa equipa possui uma vasta experiência a trabalhar em ambientes complexos, garantindo que todas as etapas do projeto sejam devidamente coordenadas, sem comprometer as operações em causa”.

O aeroporto de Lisboa concentra o maior número de lojas a intervencionar, no total de 13, estando já concluídos os projetos de renovação dos espaços da Calvin Klein, Ralph Lauren e Preloved, e em curso os das lojas MontBlanc, Hugo Boss, LongChamps e das Duty Free âncora, situadas os terminais 1 e 2. No aeroporto do Porto, situam-se 6 lojas e no de Faro outras 5, a maioria das quais exploradas pela Duty Free. Esta é também a insígnia dominante entre as lojas com projeto de renovação nos aeroportos insulares, com planos para intervenção em 3 lojas no Funchal e 2 em Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, e de outras 3 em Ponta Delgada, uma na Horta e outra em Santa Maria, no Arquipélago dos Açores.

O departamento de Project & Development Services da JLL presta apoio ao desenvolvimento de projetos imobiliários, quer criados de raiz quer no âmbito de intervenções de modernização e renovação, tendo como objetivo implementar a visão do cliente para os espaços e tornar-se o seu braço direito ao longo de todo o processo. O leque de serviços prestados pela consultora nesta área incide sobre o acompanhamento e gestão de projetos desde as fases mais embrionárias até à abertura dos espaços aos seus utilizadores, incluindo aspetos de licenciamento e obra, definição de estratégias, cost management ou gestão de custos bem como a coordenação de processos de contratação de fornecedores, gestão e implementação de orçamentos, planos de timings e qualidade.


Sobre a JLL

Há mais de 200 anos que a JLL (NYSE: JLL), uma empresa líder mundial em gestão de investimentos e imobiliário comercial, ajuda os seus clientes a comprar, construir, ocupar, gerir e investir numa variedade de imóveis comerciais, industriais, hoteleiros, residenciais e de retalho. Uma empresa da Fortune 500® com receitas anuais de 20,8 biliões de dólares e operações em mais de 80 países em todo o mundo. Os nossos mais de 106.000 colaboradores trazem o poder de uma plataforma global combinada com a experiência local. Impulsionados pelo nosso propósito de construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, ajudamos os nossos clientes, pessoas e comunidades: SEE A BRIGHTER WAY.

JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com