JLL assessora FREY na compra do Algarve Shopping e do Albufeira Retail Park por €179,3 milhões

Operação marca a estreia deste investidor francês em Portugal

Agosto 02, 2019

A FREY, de origem francesa, acaba de anunciar a aquisição do Algarve Shopping e do Albufeira Retail Park à CBRE GIP e Sonae Sierra por um valor de €179,3 milhões. Trata-se do primeiro investimento em Portugal desta entidade que atua no desenvolvimento, promoção, investimento e gestão imobiliária, com uma forte especialização em centros comerciais ao ar-livre. O Departamento de Capital Markets da JLL foi responsável pela operação, atuando em nome do comprador, enquanto a RPE atuou em nome do vendedor.

“Esta é uma das maiores operações de investimento do ano à data e reflete a vitalidade do mercado português, não só pelo facto de atrair um novo investidor, como pela dimensão do negócio e por envolver um ativo troféu. Este complexo comercial, constituído pelo shopping e pelo retail park, é um ativo de elevada qualidade com uma excelente performance operacional, com uma ocupação de praticamente 100% e mais de 7,5 milhões de visitantes por ano. Mas tem, além disso, um enorme potencial de criação de valor, em linha com a estratégia do novo proprietário”, comenta Fernando Ferreira, Head de Capital Markets da JLL.

Especializada em operações de regeneração urbana e no desenvolvimento e operação de centros comerciais ao ar-livre, a FREY pretende avançar com um programa de renovação deste complexo que foi inaugurado em 2001 e expandido em 2004, para implementar o espírito e os traços marcantes do seu conceito Shopping Promenade®. Trata-se de um conceito de centros comerciais ao ar-livre, que conjugam lojas e atividades de lazer com o objetivo de proporcionar uma “experiência melhorada” para toda a família. A estratégia de criação de valor pode ainda passar por uma nova fase de expansão, identificando-se um potencial de crescimento de 9.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL)

Situado na Guia, Albufeira, este complexo tem uma ABL combinada de cerca de 60.000 m2, sendo um dos principais destinos comerciais do Algarve. Reúne marcas de referência nacional e internacional como a Fnac, a C&A, a H&M, a JD Sport, a Radio Popular, a Worten, um supermercado Continente e todas a as insígnias do grupo Inditex (Zara, Pull & Bear, Bershka...), além de 20 restaurantes, cinemas e cerca de 3.000 lugares de estacionamento.

A Sonae Sierra irá manter-se na gestão do centro comercial. 

Sobre a JLL

A JLL (NYSE: JLL) é uma empresa líder de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. A nossa visão é reinventar o mundo do imobiliário, criando oportunidades vantajosas e espaços extraordinários onde as pessoas possam concretizar as suas ambições. Assim, construímos um futuro melhor para os nossos clientes, as nossas equipas e a nossa comunidade. A JLL é uma empresa que integra o índice Fortune 500 com receitas anuais de $16,3 mil milhões, operações em mais de 80 países e uma equipa global de 91.000 profissionais (à data de 31 de março de 2019). JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite www.jll.com