JLL reforça departamento de escritórios no Porto para dar resposta ao crescimento do mercado

Liderada por Sofia Tavares, a equipa integra ainda outras duas profissionais

Janeiro 12, 2021

Acompanhando o dinamismo vivenciado no mercado de escritório do Porto, em contraciclo face ao atual contexto de pandemia, a JLL acaba de reforçar a equipa de escritórios no Porto com a chegada da Cristina Almeida, que já está na JLL há 4 anos, possui uma vasta experiência na área de retail no Porto e junta-se agora à equipa de Office assumindo assim a função de Consultant Office and Retail Leasing. Trabalhará em parceria com a Francisca Penha, que é Consultant Office Agency há 5 anos na JLL.

Este departamento passa a ser coordenado por Sofia Tavares, Head of Tenant Representation, reportando diretamente a Mariana Rosa, Head of Leasing Markets Advisory da JLL Portugal.

Apesar do cenário de incerteza que se instalou em todos os setores de atividade devido à pandemia COVID-19, o mercado de escritórios do Porto tem vindo a destacar-se pela positiva ao longo do ano, chegando ao final de outubro com um crescimento acumulado de 28% em termos homólogos anuais. Segundo o Office Flashpoint da JLL, entre janeiro e outubro as empresas ocuparam 41.033 m² no Porto, contabilizando-se 37 operações com uma área média de 1.109 m².

Mariana Rosa, Head of Leasing Markets Advisory, comenta: “Para o mercado de escritórios, a cidade do Porto oferece características intrínsecas que se têm mantido mesmo nesta altura de incerteza. Por isso mesmo, continua a haver uma procura ativa no atual contexto, o que associado à conclusão recente de novos projetos, com qualidade e áreas grandes, explica este crescimento da absorção. O mercado tem sido, assim, marcado pela concretização de operações de grande dimensão, com rápida absorção dos produtos novos que chegaram ao mercado”.

“A expetativa é de que o mercado de escritórios do Porto feche 2020 com um desempenho significativamente superior ao do ano passado, com tendência a que 2021 dê continuidade a esta atividade, pois a procura persiste e a falta de oferta continua a ser estruturante. Apenas 38% dos 200.000 m2 de escritórios em pipeline no Porto são especulativos, o que é bem demonstrativo desta realidade”, acrescenta ainda Mariana Rosa.

A JLL tem estado especialmente ativa neste mercado, acompanhando algumas das operações de maior relevo concluídas neste período e estando encarregue da comercialização de alguns dos mais emblemáticos projetos em desenvolvimento na cidade. A consultora foi responsável, entre outras, pela instalação da Área Metropolitana do Porto e da Bold no renovado Palácio dos Correios, pela colocação da Ebankit e IT sector no novo POP – Porto Office Park e também pelo arrendamento dos novos escritórios da Sitel no edifício Heroísmo.

A JLL (NYSE:JLL) é uma empresa líder de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. A JLL está a construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, utilizando a mais avançada tecnologia para criar oportunidades vantajosas, espaços extraordinários e soluções imobiliárias sustentáveis para os seus clientes, as suas equipas e a comunidade. A JLL é uma empresa que integra o índice Fortune 500 com receitas anuais de $18 mil milhões, operações em mais de 80 países e uma equipa global de cerca de 92.000 profissionais (à data de 30 de setembro de 2020). JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite www.jll.com