Comunicado de imprensa

RE_Generation® da JLL dá nova vida ao Saldanha Residence

No âmbito de uma abordagem inovadora aos ativos, a consultora desenvolveu o projeto de reposicionamento desta galeria no centro de Lisboa.

Novembro 17, 2019

Um dos destinos de compras de referência no eixo central de Lisboa - o Saldanha Residence - preparou-se para entrar em grande na próxima década, após uma remodelação profunda e a implantação de um novo conceito. Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da JLL, este projeto revelou-se um enorme sucesso e uma aposta ganha, atraindo novas marcas e visitantes para o centro, aumentando as vendas e, consequentemente, o valor gerado para o proprietário, o fundo imobiliário Novimovest, gerido pela Santander Asset Management.

Localizado em plena avenida Fontes Pereira de Melo, num dos principais eixos do mercado de escritórios de Lisboa e junto ao comércio, serviços e transportes, o Saldanha Residence soma uma Área Bruta Locável (ABL) de 7.400 m² com 60 lojas distribuídas por dois pisos comerciais, incluindo uma área de restauração com 400 lugares sentados; além de um parque estacionamento subterrâneo com 360 lugares. Entre as principais marcas presentes incluem-se o ginásio Pump, a Massimo Dutti, a Bimba y Lola, a Padaria Portuguesa, o Celeiro, a Hugo Boss e a Lanidor, para além de uma praça de restauração com conceitos diferenciadores e atuais.

Este é um dos casos de sucesso da nova abordagem RE_Generation®, desenvolvida pela JLL para dar resposta às necessidades de reposicionamento dos ativos imobiliários, focada em impulsionar a sua revalorização num mercado que está em constante mudança. Envolvendo equipas multifacetadas e diversas linhas de serviço da consultora, o RE_Generation® é um processo que aborda os ativos imobiliários de forma customizada, estudando cada projeto individualmente e estabelecendo um plano estratégico para maximizar o seu potencial e resultados.

Responsável pela gestão do centro comercial, no final de 2014 – com o aval do proprietário – a JLL deu início a estudo de Design Audit, com o objetivo de capacitá-lo para responder aos novos desafios que começavam a emergir no mundo do retalho e de adaptá-lo às novas tendências e hábitos de consumo, aumentando ao mesmo tempo a sua competitividade. Este trabalho culminou num projeto de remodelação desenvolvido faseadamente e concluído em 2019, transformando por completo o centro, que passou a oferecer novas marcas e novos espaços de compra e lazer.

Desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar da JLL, com especialistas das áreas de design, gestão e leasing, na fase inicial “o objetivo foi identificar os principais problemas do centro comercial e propor as melhores soluções para adaptar o projeto às novas condições de mercado, considerando as vertentes de design e comercial, levando ao sucesso de um complexo desta natureza”, lembra Patrícia Araújo, Head of Retail da JLL, uma das intervenientes no projeto. Miguel Kreiseler, diretor de Projet & Asset Management, e Mário Santos, da área de Design & Design Management, foram os outros intervenientes na equipa técnica da JLL, responsável pela conceção e implementação do projeto, que contou ainda com a consultoria externa da Conceito Arquitetos na área de arquitetura e da Naperon em design gráfico.

Feito o diagnóstico, no início de 2015, a equipa de design da JLL apresentou ao proprietário o novo conceito para o Saldanha Residence, que implicaria alterar o layout comercial, a imagem e o design do centro; propondo uma intervenção gradual, com o objetivo de não só fasear o investimento, mas também de permitir uma mais fácil monitorização da sua eficácia na obtenção de retorno.

“Desde o primeiro momento que o proprietário reconheceu o valor desta proposta, dando luz verde à sua execução e ao investimento necessário para a implementação da fase de obras”, reconhece Patrícia Araújo.

O piso da praça da restauração foi o primeiro a ser alvo de obras, que arrancaram em fevereiro de 2017 e que, conforme a abordagem implementada pela JLL, foram realizadas sem interromper o funcionamento do centro. “Quando os trabalhos desta primeira fase de remodelação terminaram, em março de 2019, saltava à vista o seu impacto positivo no desempenho do centro, resultando na atração de novas marcas, no aumento da ocupação da área comercial e do tráfego e, consequentemente, da procura gerada pelos seus clientes. Entretanto, e entusiasmado com a tração gerada pela melhoria do centro, com claro aumento de valor, o proprietário decidiu avançar logo de seguida com a segunda fase do conceito desenvolvido pela nossa equipa de Design”, conta Patrícia Araújo.

Esta segunda fase de obra foi realizada durante o último verão, compreendendo a remodelação total do piso 1, onde foram criados novos fatores de atratividade para o centro. “A partir da melhoria do seu layout comercial, foram geradas novas áreas de interesse para a instalação de marcas fortes; sendo que uma vez mais, toda a obra foi realizada sem necessidade de fechar o centro ou interromper a sua operação, minimizando os danos para o proprietário e inquilinos”, diz a responsável.

Sendo uma aposta claramente vencedora, o balanço deste projeto liderado pela JLL “não poderia ser mais positivo”, admite Patricia Araújo, realçando que “esta abordagem só é possível quando se reúne a experiência e as competências necessárias para avaliar o funcionamento de um ativo comercial sob todas as suas vertentes (design, comercial, operação, gestão e técnica), capaz de propor soluções concretas para o adaptar às novas condições de mercado”. 


Sobre a JLL

A JLL (NYSE:JLL) é uma empresa líder de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. A nossa visão é reinventar o mundo do imobiliário, criando oportunidades vantajosas e espaços extraordinários onde as pessoas possam concretizar as suas ambições. Assim, construímos um futuro melhor para os nossos clientes, as nossas equipas e a nossa comunidade. A JLL é uma empresa que integra o índice Fortune 500 com receitas anuais de $16,3 mil milhões, operações em mais de 80 países e uma equipa global de 92.000 profissionais (à data de 30 de junho de 2019). JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite www.jll.com