RE Talks by JLL com Mariana Rosa
O futuro da procura de escritórios
A procura imobiliária segue os ciclos económicos, por isso sabemos que estes tempos sem precedentes também estão a criar oportunidades para que as empresas de todo o mundo re-imaginem as suas necessidades de espaço de trabalho.
Apesar do teletrabalho ser uma tendência, o escritório físico vai efectivamente manter a sua importância enquanto espaço facilitador de inovação, colaboração, de saúde e bem-estar e produtividade dos colaboradores.
Há quatro aspetos essenciais que marcarão a procura no mercado de escritórios a curto e a longo-prazo:
O Teletrabalho: As empresas terão de adaptar o seu modelo atual de trabalho a uma estrutura mais flexível, que satisfaça os seus colaboradores e simultaneamente garanta a sua produtividade.
O Design dos espaços de trabalho: Aquilo que se espera é que a longo-prazo, o design dos escritórios seja repensado, apostando-se em espaços de trabalho que estimulem mais a colaboração, a interação, a criatividade e o próprio lazer entre os funcionários.
"O escritório vai continuar a ser sempre uma parte fundamental de nossa cultura corporativa."
A Tecnologia: Prevê-se que faça parte, cada vez mais, do próprio design dos edifícios, proporcionando escritórios inteligentes, com soluções tecnológicas avançadas, que não só contribuirão para aumentar a produtividade, como para apoiar as iniciativas de sustentabilidade, saúde e bem-estar das empresas.
Os Novos padrões nas deslocações: As grandes cidades vão manter-se como as mais atrativas para as oportunidades profissionais, sendo que os motores que já estavam a transformar os centros urbanos continuarão a impulsionar a mudança: digitalização e automação, a sustentabilidade e a globalização.