JLL Office Flashpoint December 2019
A JLL analisa o desempenho do mercado de escritórios de Lisboa e Porto no mês de dezembro de 2019. Saiba quais as principais tendências no setor.
O Take-up no mês de Dezembro teve um comportamento positivo em termos número de operações e em volume de absorção, registando 23 operações face às 18 do mês anterior e um total de área ocupada de 27.031 m2 face aos 11.783m2 no mês de Novembro. Comparativamente aos resultados no período homologo, registou-se um aumento da área ocupada (+76%), finalizando-se o ano apenas 4% abaixo de 2018, apesar da significativa falta de espaço de escritórios.
A atividade do mês, tal como ao longo do ano de 2019, voltou a concentrar-se sobretudo em duas zonas: Zona 1 – Prime CBD e Zona 6 - Corredor Oeste, com ambas a captarem cerca de 41% do volume mensal. Destaca-se a ocupação da Cuatrecasas no Edifício Liberty e a ocupação da Earlykid em Algés. Tendo sido os setores de Consultoria & Advocacia e Produtos de Consumo que concentraram a maior parte do take-up do mês, representando 28% e 27% da atividade de dezembro, respetivamente.
As operações de Mudanças de Edifício foram novamente as mais comuns, representando 59% da ocupação do mês, tendo as novas empresas que entraram no mercado lisboeta representado 28% do take-up do mês. O take-up líquido acumulado a Dezembro representa 38% da atividade.