Office Flashpoint – Janeiro 2020
A JLL analisa o desempenho do mercado de escritórios de Lisboa e Porto no mês de janeiro de 2020. Saiba quais as principais tendências no setor.
Começa uma nova década com um Take-up de 14.062 m2, representando um aumento de 50% relativamente a Janeiro do ano que terminou, no entanto um decréscimo de 8% relativamente ao mês anterior, que teve na altura uma performance muito acima da média. Registaram-se 7 operações, um número relativamente baixo, mas com áreas significativas, o que contribui para uma a área media por operação de 2.009 m2, apesar da significativa falta de espaço de escritórios.
A atividade do mês, dividiu-se maioritariamente entre: a Zona 5 – Parque das Nações com 44%, uma zona que começa a estender-se para ruas adjacentes ao centro com a ocupação de um edifício na Avenida Infante D. Henrique pela Randstad, a Zona 3 – Nova Zona de Escritórios com 27% que acolheu este mês o BNP Paribas, e a Zona 6 – Corredor Oeste com 22% com as operações do Santander Consumer e RH Portugal.
Os setores de Serviços Financeiros e Serviços a Empresas concentraram a maior parte do take-up do mês, representando 46% e 45% da atividade de janeiro, respetivamente.
As operações de Mudanças de Edifício foram novamente as mais comuns, representando 69% da ocupação do mês. O take-up líquido deste mês representa 28% da atividade.