JLL Office Flashpoint Novembro 2019
A JLL analisa o desempenho do mercado de escritórios de Lisboa e Porto no mês de novembro de 2019. Saiba quais as principais tendências no setor.
O Take-up em novembro teve um comportamento positivo em termos do número de operações, registando 18 operações face às 6 do mês anterior. Contudo, foi registado um decréscimo em termos da área ocupada, dada a menor dimensão das operações (área média de 655 m2), registando-se uma diminuição de 19% para 11.783 m2. Comparativamente aos resultados no período homologo, registou-se uma diminuição da área ocupada (-55%), apesar do ligeiro crescimento de operações, e em termos agregados encontra-se também 10% abaixo do alcançado o ano passado, situando-se nos 171.884 m2.
A atividade do mês concentrou-se sobretudo em duas zonas: Zona 4 - Zona histórica e Zona 6 - Corredor Oeste, com a primeira a captar 38% da ocupação, com um deal confidencial materialmente relevante de cerca de 3.000 m2 e com a segunda a captar 7 operações, destacando-se a ocupação da Nokia no Edifício Tyr.
O setor de TMT & Utilities concentrou a maior parte do take-up do mês, sobretudo devido ao previamente referido deal da Nokia, representando 32% da atividade de novembro. As empresas do ramo Farmacêutico & Saúde constituíram o segundo setor com segunda maior representatividade, com 16% da atividade.
As operações de Mudanças de Edifício foram as mais comuns, representando 61% da ocupação do mês, tendo as Expansões de Área atingido 36% do take-up do mês. O take-up líquido acumulado a novembro representa 38% da atividade.