Office Flashpoint Outubro 2020
A JLL analisa mensalmente o desempenho do mercado de escritórios de Lisboa e do Porto. Saiba quais as principais tendências no setor no mês de outubro 2020.
Lisboa
Em Lisboa, o mês de Outubro contou com um take-up de 11.986 m2, um volume significativamente acima do mês anterior, registando uma evolução mensal de +158%, mas não o suficiente para chegar mais perto dos valores do ano anterior, comunicando assim um decréscimo de 34% em relação ao acumulado de 2019. Com 5 operações, das quais 3 revelam áreas superiores a 2.000m2, registou-se assim uma área media de 2.397m2. Dada a concentração das 3 operações na mesma zona do mercado, ficará por perceber ao longo dos próximos meses se as operações de grande dimensão estão efetivamente de volta.
A zona mais ativa do mês, com 98% da atividade ocupacional, foi o Corredor Oeste – Zona 6. Com a maioria de operações de expansão, o mês de Outubro regista uma absorção liquida quase absoluta de 95% da actividade.
Porto
No Porto, o mês de Outubro contou com um take-up de 2.938, o que comparando com o mês anterior significa uma redução de 61%, no entanto trata-se de uma evolução de 63% face ao mês homologo. Analisando o acumulado do ano, registamos uma evolução anual positiva de 28% , o que evidencia e complementa as noticias otimistas sobre a boa saúde do mercado de escritórios da cidade invicta. Com apenas 3 transações, das quais somente uma regista uma área superior a 2.000m2, a área média do mês diminuiu para 979m2.
Com 79% da atividade ocupacional, a zona mais ativa do mês foi a Zona 5 – Outros Porto que acolheu a maior operação do mês; a mudança de instalações de uma empresa do sector Estado, Europa e Associações.
As operações de mudança de Instalações estiveram em maioria este mês, registando uma taxa de take-up liquido de apenas 6%.
Veja a análise interativa do Office Flashpoint que disponibilizamos aqui e preencha o formulário para transferir os relatórios de Lisboa e do Porto.