Departamentos de Capital Markets e Development da JLL têm novos diretores

Gonçalo Santos passa a assumir a direção da área de investimento e Gonçalo Ponces a da área de promoção imobiliária.

Outubro 13, 2021

Madalena Vasconcelos

+351 21 358 32 22

A JLL tem novos diretores para os negócios de Capital Markets e de Development. Gonçalo Santos é o novo Head de Capital Markets, departamento para a área de investimento imobiliário, apoiando estratégias de identificação de oportunidades, compra e venda de ativos junto de um leque diversificado de investidores. Gonçalo Ponces é o novo Head de Development, uma equipa que integra a área Capital Markets e que desenvolve bases de negócio, ao atuar desde o início do ciclo da promoção imobiliária, assessorando transações de ativos para desenvolvimento, reabilitação e reposicionamento.

Pedro Lancastre, CEO da JLL, nota que “estas duas áreas de negócio sempre foram determinantes para a captação de investimento para o nosso país e na JLL queremos continuar a dar um contributo decisivo para essa captação de investimento. Não tenho dúvidas de que esta reestruturação nas direções de Capital Markets e de Development vai fortalecer ainda mais a nossa posição de liderança nestas duas áreas de negócio. Ao longo do tempo, temos atuado diretamente nos principais negócios que marcaram a atividade, incluindo transações recorde nas áreas de retalho, de hotelaria, de escritórios e de ativos para desenvolvimento. Com o Gonçalo Santos e o Gonçalo Ponces, o seu conhecimento e experiência nestes setores, e as equipas altamente profissionalizadas, temos todas as condições para irmos ainda mais longe como a consultora de referência em Portugal nestas duas áreas”.

Gonçalo Santos ingressou na JLL em 2016 e era desde 2018 o diretor do Departamento de Development. Quando integrou a empresa, juntou-se ao Departamento Residencial, com a aquisição da Cobertura, enquanto Diretor de Projetos Residenciais, tendo trabalhado ainda como Diretor de Investimento e Promoção.

Gonçalo Santos, novo Head de Capital Markets, afirma: “estou muito motivado para este novo desafio de liderar a equipa de investimento, uma área que sempre me entusiasmou muito. O nosso país tem todas as condições para captar uma fatia importante do capital internacional que vai estar direcionado para o imobiliário global, especialmente numa fase em que, tal como noutros segmentos, também o investimento está em transformação. A par da procura dos setores tradicionais e prime, estão a emergir novos focos de investimento, entre os quais a habitação para arrendamento de longa-duração e as residências com serviços, com a grande vantagem de proporcionarem oportunidades de mercados em fase de arranque, as quais já não existem noutros países com mercados mais maduros e bastante mais concorrenciais. Acreditamos que 2022 vai ser um novo ano de superação para o investimento imobiliário em Portugal e queremos ter uma voz ativa neste mercado. A equipa está em velocidade máxima”, garante Gonçalo Santos.

Por outro lado, Gonçalo Ponces ingressou na JLL em 2015 como Consultor Júnior da área de Development, onde se manteve depois como Consultor Sénior. Nos últimos 6 meses integrou a equipa da Nexity Portugal, tendo assumido as funções de Head of Build to Rent Development, regressando agora à JLL como Diretor.

Gonçalo Ponces, novo Head of Development, mostra-se “especialmente empenhado em consolidar o percurso de liderança desta equipa. A promoção imobiliária vai ter um papel crucial na dinamização do mercado imobiliário, porque estamos a entrar numa fase de escassez de oferta transversal aos mais diversos setores. A procura por edifícios para habitação, seja para venda, para diferentes formatos de arrendamento e para arrendamento acessível, é enorme. Há também uma grande vontade dos investidores em desenvolver projetos no centro e nas imediações das grandes cidades, estando focados em desenvolver novos projetos para residências sénior, de estudantes, co-living, turismo, entre outros. Os últimos dados mostram-nos que, apesar do aumento de custos de construção e dos atrasos nos licenciamentos, os promotores estão confiantes, pelo que vamos ter um mercado forte, com mais players, novos conceitos, novas fontes de capital, mais públicos-alvo e mais localizações. Da nossa parte, queremos continuar a participar ativamente nas grandes operações de reforço da oferta imobiliária”, termina.

Por mais de 200 anos, a JLL (NYSE: JLL), líder global na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos, tem ajudado clientes a comprar, construir, gerenciar, ocupar e investir em uma variedade de imóveis corporativos, industriais, hoteleiros, residenciais e de varejo. Uma empresa Fortune 500®, com receita anual de US$ 20,8 bilhões e operações em mais de 80 países ao redor do mundo, nossos mais de 106.000 funcionários trazem o poder de uma plataforma global combinada com sua expertise local. Movidos pelo propósito de moldar o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, ajudamos nossos clientes, pessoas e todos que nos cercam a enxergar um caminho mais brilhante, SEE A BRIGHTER WAYSM. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com.br.