Investidores privados apostam no mercado imobiliário comercial
2023 mantém tendência de anos anteriores e confirma resiliência do sector
JLL destaca os primeiros meses do ano de 2023 como sendo um período positivo para a área de Private Wealth, dedicada ao investimento privado e que integra o departamento de Capital Markets da consultora. Começando o ano com resultados sólidos, a JLL partilha os motivos subjacentes a este sucesso e destaca as atividades notáveis que moldaram o seu desempenho.
Mesmo perante o aumento das taxas de juro e a diversidade de alternativas disponíveis no mercado de capitais, os investidores privados demonstraram notável atividade. A opção pelo investimento imobiliário permanece como uma das principais estratégias de diversificação de capital, e esta preferência continua inabalável.
No atual contexto de taxas de inflação elevadas, o facto das rendas serem atualizadas anualmente torna o investimento imobiliário ainda mais atrativo. Esta característica proporciona estabilidade e potencial de crescimento, consolidando o imobiliário como um refúgio sólido para os investidores.
Nos primeiros 8 meses deste ano, a equipa de Private Wealth da JLL esteve envolvida em 12 transações, totalizando mais de 40 milhões de euros em investimentos. Estas transações incluíram a aquisição de 9 lojas de rua localizadas em Lisboa e Porto, um supermercado na zona norte do país e 2 edifícios de escritórios na zona de Alfragide e Algés, em Lisboa.
A área de Private Wealth da JLL dedica-se exclusivamente ao apoio de investidores privados, incluindo family offices e particulares, que desejam atuar no mercado de investimento imobiliário comercial, seja na compra ou venda de ativos. Normalmente, as transações envolvem tickets entre 1 milhão e 10 milhões de euros, com contratos de arrendamento de longa duração e inquilinos sólidos.
Integrada no departamento de Capital Markets da JLL, a equipa de Private Wealth reflete a importância crescente deste perfil de investidor no mercado nacional. Nos últimos dois anos, a equipa acompanhou cerca de 22 transações, num total de 70 milhões de euros transacionados por este perfil de investidores.
"Estamos extremamente satisfeitos com os resultados positivos que alcançamos até agora. Isso reflete não apenas a qualidade de nosso trabalho, mas também a confiança contínua que os investidores privados depositam no setor imobiliário em Portugal. Estamos comprometidos em continuar a servir os nossos clientes com soluções de alto desempenho e a apoiá-los na concretização dos seus objetivos de investimento." Comenta Salvador Leite de Castro, Head of Private Wealth na JLL Portugal.
Sobre a JLL
Há mais de 200 anos que a JLL (NYSE: JLL), uma empresa líder mundial em gestão de investimentos e imobiliário comercial, ajuda os seus clientes a comprar, construir, ocupar, gerir e investir numa variedade de imóveis comerciais, industriais, hoteleiros, residenciais e de retalho. Uma empresa da Fortune 500® com receitas anuais de 20,8 biliões de dólares e operações em mais de 80 países em todo o mundo. Os nossos mais de 106.000 colaboradores trazem o poder de uma plataforma global combinada com a experiência local. Impulsionados pelo nosso propósito de construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, ajudamos os nossos clientes, pessoas e comunidades: SEE A BRIGHTER WAY.
JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com