Comunicado de imprensa

JLL, Tétris e Openbook: da estratégia à construção da nova sede da Galp em Alcântara

A nova casa da Galp em Lisboa contou com as equipas da JLL, da Tétris e Openbook para a execução do projeto de interiores, incluindo o fornecimento de mobiliário. A consultora é ainda responsável pela implementação e obtenção das certificações de sustentabilidade

Maio 06, 2024

Carolina Pereira

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Está já plenamente operacional a nova sede da Galp, agora situada no ALLO – Alcântara Lisbon Offices. Este projeto, que ocupa 16.000 m2 de área de escritórios em sete pisos, ganhou vida com o contributo da consultora imobiliária JLL, desde a definição da estratégia do projeto até à construção dos interiores. O envolvimento da consultora começa com a definição da estratégia para os espaços de trabalho - Workplace Strategy - da estratégia para a sustentabilidade, e posteriormente na implementação na obtenção das certificações de sustentabilidade Leed e Well. A arquitetura e a construção de todos os interiores tiveram a assinatura da Tétris, sendo que a gestão da mudança - Change Management – foi assessorada também pela JLL, num projeto executado em tempo record.

A nova sede de Galp reflete o compromisso da empresa em colocar o bem-estar das pessoas no centro das suas operações. Para alcançar estes objetivos, foi desenvolvida uma estratégia cuidada, anterior à seleção do edifício, para a definição das formas de trabalhar na organização e planeamento de todos os espaços e experiências de trabalho, com o apoio da equipa da JLL.

Os modelos de trabalho alteraram-se nos últimos anos e a Galp viu nesta evolução uma oportunidade para repensar a sua sede. O desafio passou por definir uma experiência de trabalho sustentável, que potenciasse o bem-estar, a colaboração e a criatividade. A Galp saiu das torres de Lisboa, onde ocupava duas torres que tinham sido configuradas para um modelo de trabalho 100% presencial, com tecnologia fixa. Estrategicamente optou por relocalizar a sua sede num edifício com uma vivência horizontal, onde se conseguem concentrar várias equipas num único piso. Esta estratégia aproxima colaboradores e equipas que agora estão a trabalhar de forma híbrida. É o edifício a trabalhar como uma ferramenta aceleradora da cultura relacional, num novo contexto de trabalho, algo cada vez mais importante para o desenvolvimento de pessoas e negócios”, explica Caetano de Bragança, Head of Workplace Strategy.

Em termos práticos, o apoio da JLL no estudo de Workplace, resultou de um processo coparticipado pela Galp, que estabeleceu a primeira visão para o projeto e definiu o guião para a experiência de trabalho individual e coletivo na nova Sede. Daqui resultaram os conceitos para a utilização das diferentes zonas do edifício, desde os pisos de trabalho, com áreas de concentração e áreas de colaboração, até às zonas sociais, de restauração, “meeting centre” ou de saúde e bem-estar. A gestão do processo de mudança dos colaboradores da Galp para o local contou com os serviços de Change Management também da JLL.

A consultora foi responsável pela conceção e co-implementação da estratégia para garantir uma transição informada, suave e eficiente para Alcântara.

Em termos de sustentabilidade, todo o projeto foi pensado de acordo com os mais exigentes requisitos, quer na área ambiental quer de bem-estar. A nova sede possuí as certificações Leed, Well e Wiredscore na categoria Platinum, as quais traduzem a aposta na criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável, e, ao mesmo tempo, reduzem a pegada carbónica e ambiental. Coube igualmente à JLL, através do seu departamento de Sustentabilidade, a implementação e obtenção destas certificações.

A materialização de toda esta estratégia ficou a cargo da Tétris, o braço de arquitetura e construção da JLL, que foi escolhida para executar os projetos e os trabalhos de fit-out dos interiores do edifício, além de ter ficado encarregue do fornecimento de todo o mobiliário.

Foi um trabalho muito desafiante, que exigiu a concretização de um projeto e obra de grande escala num prazo bastante limitado. Os objetivos e planos foram cumpridos num prazo recorde, numa obra de enorme complexidade técnica e que envolveu um número elevado de parceiros, fornecedores e trabalhadores operacionais diariamente. Em termos de mobiliário, foi também um projeto muito estimulante, devido à conciliação dos requisitos de bem-estar dos colaboradores e visitantes, com as exigências das certificações de sustentabilidade. Foi sem dúvida um trabalho de equipa que se traduziu num sucesso, possível com a estreita colaboração da Tétris e a Openbook”, refere Carlos Cardoso, Managing Director da Tétris.

A obra implicou a construção de 16.000 m2 de escritórios distribuídos por 7 pisos acima do solo, complementados por 10.000 m2 de áreas técnicas e estacionamento em 4 pisos subterrâneos. Envolveu, em média, 200 trabalhadores em palco de obra diariamente, além da coordenação de mais de 120 parceiros e fornecedores no decurso dos trabalhos, os quais implicaram a construção de zonas tão distintas como pisos operativos e de administração, zonas de auditórios, conferências e formação, áreas específicas de saúde e bem-estar, bem como de restauração e socialização.


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