JLL expande equipa para dar resposta ao forte crescimento do setor Industrial & Logístico

Consultora contratou três novos colaboradores para reforçar a aposta neste segmento.

Abril 12, 2022

Acompanhando o forte crescimento de um dos segmentos estrela do imobiliário, a JLL acaba de expandir a sua equipa para dar resposta ao mercado de Industrial & Logística com contratações para dinamizar as áreas de agência e investimento dedicadas a este tipo de ativo. Tomás Bonifácio e Pedro Trezentos integram o negócio de agência focado neste segmento e Nuno Esteves ingressa a área de Capital Markets (investimento).

Impulsionado pelas novas tendências de consumo que a pandemia consagrou, o imobiliário de Industrial & Logística verificou um forte incremento da atividade nos últimos dois anos, atingindo em 2021 um nível de ocupação recorde. Marcada pelas operações de expansão, pré-arrendamento de espaços logísticos e lançamento de novos projetos, a atividade neste segmento só não foi mais além devido à falta de oferta de espaços adequados à procura. Também na perspetiva do investimento, este tem sido um produto de crescente procura e a transação deste tipo de ativos foi travada apenas pela escassez de produto.

Sob a liderança de Mariana Rosa e parte do negócio de Leasing Markets Advisory, a área de Industrial & Logística será agora apoiada por Tomás Bonifácio, que assume o cargo de Senior Consultant, sendo responsável por representar proprietários e potenciais inquilinos em todo o sector de I&L e Pedro Trezentos, que assume funções de Consultant encarregando-se dos serviços direcionados à atividade ocupacional deste tipo de imóveis. Ao mesmo tempo, Nuno Esteves vem reforçar o departamento de Capital Markets, liderado por Gonçalo Santos. O novo membro da equipa de investimento da JLL desempenhará as funções de Business Developer Industrial & Logistics, integrando a área de Retail & Logistics Investment, especializada em transações deste tipo de ativos, reportando a Marlene Tavares.

Mariana Rosa, Head of Leasing Markets Advisory da JLL, considera que “não há dúvida que 2022 deverá dar continuidade à forte procura por espaços de industrial e logística. Além disso, espera-se também um aumento do capital direcionado para o desenvolvimento de novos projetos. Há mais de um ano que temos um departamento de agência concentrado na prestação de serviços exclusivamente para este tipo de imobiliário e o balanço é excelente. É um setor de forte potencial onde queremos continuar a crescer e a aportar valor acrescentado aos nossos clientes”.

Gonçalo Santos, Head of Capital Markets da JLL, salienta que “os ativos logísticos e operacionais serão um foco importante para os investidores ao longo deste ano. E, dado o desequilíbrio entre uma forte procura ocupacional e a escassez de produto moderno já concluído, os planos de investimento neste segmento vão incluir não só a aquisição de ativos para rendimento como também negócios de forward purchase/financing, em que os investidores se associam aos projetos na fase da promoção. Ou seja, antecipamos uma procura muito acentuada para investimento em industrial & logística, com diversas estruturas de operações, numa tipologia de imobiliário que tem muitas especificidades. Faz todo o sentido termos uma equipa especializada neste segmento, garantindo as melhores soluções para os nossos clientes.”

Nuno Esteves iniciou o seu percurso profissional em 2005, com forte ligação ao setor imobiliário e, em específico, ao segmento industrial e logístico, trabalhando de perto com promotores e investidores imobiliários. Também parte da equipa da consultora desde início de 2022, Tomás Bonifácio tem formação em arquitetura e gestão, com experiência nas áreas de Escritórios/Workplace, Industrial e Logística e Desenvolvimento. Trabalha no setor imobiliário corporate desde 2012, com passagem pelo BNP Paribas, Deloitte e NOS. Antes de entrar na JLL, trabalhou como Asset Manager na Altamira/DoValue, gerindo uma carteira de ativos avaliada em +80M€.

Já Pedro Trezentos trabalha no setor imobiliário há mais de 20 anos, igualmente com forte especialização no setor de industrial e logística, no âmbito do qual assumiu funções para a área de gestão de ativos em várias empresas. Mais recentemente desenvolveu o seu percurso ligado também ao segmento residencial de luxo. Possui uma Pós-graduação em Strategy and Operations pelo Internacional Business Management Institute em Berlim.

A JLL (NYSE:JLL) é uma empresa líder de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. A JLL está a construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, utilizando a mais avançada tecnologia para criar oportunidades vantajosas, espaços extraordinários e soluções imobiliárias sustentáveis para os seus clientes, as suas equipas e a comunidade. A JLL é uma empresa que integra o índice Fortune 500 com receitas anuais de $19,4 mil milhões, operações em mais de 80 países e uma equipa global de mais de 98.000 profissionais (à data de 31 de dezembro de 2021). JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com.