JLL integra atividade de agência num único departamento
Consultora procura dar resposta às necessidades do mercado com a criação do departamento de Leasing Markets Advisory.
Posicionando-se para responder a um mercado cada vez mais desafiante, a JLL passa a centralizar toda a atividade de agência dos segmentos não residenciais no novo departamento de Leasing Markets Advisory. O departamento será liderado por Mariana Rosa, há 13 anos na JLL, e agrega agora as áreas de escritórios, retalho e industrial & logística, que até aqui eram dirigidas de forma independente entre si.
Respondendo pelo negócio de agenciamento e comercialização de imóveis em todos estes segmentos, este novo departamento tem como objetivo potenciar a criação de mais sinergias internas e de estratégias integradas e multidisciplinares, numa altura em que o mercado de imobiliário comercial está em reinvenção.
Pedro Lancastre, CEO da JLL, explica que “o mercado mudou muito, especialmente no último ano, pois a pandemia acelerou bastante as tendências já em curso. Uma das grandes transformações é o facto de os espaços serem cada vez mais híbridos. Quer estejamos a falar de escritórios, retalho ou logística, há hoje uma perspetiva crescente de que os espaços podem ser adaptados para diferentes soluções e que não são estanques na sua finalidade. Verificamos, por exemplo, um grande crescimento da procura de operadores de coworking para centros comerciais, ao mesmo tempo que já existem garagens que estão a ser adaptadas para espaços de entrega logística last-mile. Temos também vários exemplos de armazéns de grandes dimensões que, pela sua localização e de forma a gerarem uma maior rentabilidade, estão a ser adotados e reconvertidos em espaços de escritórios, centros de serviços partilhados ou em call centres”.
“Além disso, os próprios ocupantes têm necessidades diversificadas. Existem operadores de supermercados que tanto procuram espaços de rua para instalar as suas lojas como, em simultâneo, procuram espaços industriais para armazenar mercadorias. Da mesma forma, a maior parte dos proprietários e, em especial os fundos, reúne nos seus portfólios imóveis nestas três classes de ativos”, diz ainda Pedro Lancastre.
“Temos de acompanhar estes movimentos e os novos desafios que trazem, e por isso é tão importante que os escritórios, retalho e o industrial & logística deixem de atuar isoladamente para trabalhar em conjunto. A comunicação é a chave do sucesso e fluirá muito melhor com todas as áreas juntas neste novo departamento. Isso permite-nos criar muitas sinergias internas e disponibilizar equipas multidisciplinares, obtendo os melhores resultados para os nossos clientes em termos das condições e timings de comercialização dos imóveis. No fundo, é mais um passo na nossa abordagem One JLL, ou seja, ter serviços integrados e equipas multidisciplinares que acompanham todas as necessidades imobiliárias do cliente”, termina Mariana Rosa, Head of Leasing Markets Advisory da JLL.
Mariana Rosa era anteriormente Diretora de Office/Logistics Agency and Transaction Manager da JLL, responsável pelo departamento de escritórios e industrial & logístico, setores nos quais conta com um longo track-recorde de sucesso. Com as novas funções, assume pela primeira vez a liderança estratégica também na área de retalho, tendo a seu cargo os destinos das três áreas e a coordenação das equipas.
Ingressou na JLL em 2008 para assumir a direção de Office Agency, tendo iniciado o seu percurso profissional no setor imobiliário em 2002, sempre ligada às áreas de escritórios e retalho. No início da sua carreira, entre 2000 e 2002, passou ainda pelas áreas de publicidade e relações públicas. Mariana Rosa é licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.
Sobre a JLL
A JLL (NYSE:JLL) é uma empresa líder de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. A JLL está a construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, utilizando a mais avançada tecnologia para criar oportunidades vantajosas, espaços extraordinários e soluções imobiliárias sustentáveis para os seus clientes, as suas equipas e a comunidade. A JLL é uma empresa que integra o índice Fortune 500 com receitas anuais de $16,6 mil milhões, operações em mais de 80 países e uma equipa global de mais de 91.000 profissionais (à data de 31 dezembro de 2020). JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite www.jll.com