Lisboa: Ocupação de escritórios até maio já superou atividade de todo o ano 2023

Office Flashpoint da JLL indica forte recuperação da atividade no mercado da capital nos primeiros cinco meses do ano, com 119.000 m2 ocupados, mais 6% do que o registado no cômputo do ano passado.

Junho 25, 2024

A JLL divulgou os mais recentes resultados do seu relatório mensal Office Flashpoint, revelando que o mercado de escritórios de Lisboa regista uma ocupação de 119.000 m2 no acumulado de janeiro a maio deste ano. Este volume de absorção supera já em 6% os 112.500 m2 ocupados em todo ao ano passado, o qual se constituiu como dos patamares mínimos da última década.

Sofia Tavares, Head of Office Leasing da JLL, comenta:Dados os níveis reduzidos de atividade alcançados em 2023, já era expectável que o mercado tivesse uma trajetória de recuperação este ano. Contudo, atingir em apenas cinco meses um volume de ocupação superior ao do total anual, supera as nossas perspetivas iniciais”.

E acrescenta:A melhoria das perspetivas de crescimento económico, o controlo da inflação e a inversão das subidas dos juros, estão a ter um impacto positivo na confiança das empresas e isso reflete-se na procura de escritórios. Ao mesmo tempo, esta recuperação da procura tem sido acompanhada pela chegada de nova oferta ao mercado, mesmo que em formato de pré-arrendamento. E, assim, é de esperar que os níveis de ocupação continuem a crescer de forma muito saudável face ao ano passado e, mesmo numa visão mais conservadora para a segunda metade do ano, é seguro prevermos atividades alinhadas com a média dos últimos cinco anos, que é em volta dos 175.000 m2 para Lisboa e de 55.000 m2 para o Porto. Além do mercado português, temos recebido sinais muito positivos em EMEA e sobretudo nos EUA, onde assistimos a um aumento da procura e do número de negócios de grande escala, o que se reflete em mais um excelente indicador para os próximos tempos”.

De acordo com o Office Flashpoint de maio, os 119.000 m2 de ocupação registados em Lisboa nos primeiros cinco meses do ano traduzem um aumento de 242% face aos 35.000 m2 ocupados no período homólogo. No acumulado de 2024 até maio, realizaram-se 72 operações em Lisboa, traduzindo uma área média por transação de 1.650 m2, mais 185% do que o indicador de 2023. O Parque das Nações, com uma quota de 41%, foi a localização mais dinâmica, enquanto do lado da procura, se destacam as empresas de Serviços Financeiros, com uma fatia de 40% da ocupação no acumulado do ano.

O mercado do Porto exibe também uma trajetória de recuperação. Nos primeiros cinco meses de 2024, foram ocupados 27.500 m2 de escritórios, mais 36% do que os 20.000 m2 registados em igual período de 2023. Até maio concretizaram-se 38 operações no mercado do Porto, com uma área média de 716 m2, praticamente o mesmo que em 2023. Matosinhos, com 38% do take-up, e o CBD-Boavista, com 34%, são as localizações mais dinâmicas em 2024, ao passo que as TMT’s & Utilities se evidenciam como o setor de procura mais ativo, ao garantirem 46% da atividade no acumulado do ano.

Relativamente ao desempenho do mercado no mês de maio, Lisboa somou 21.350 m2 de escritórios ocupados, refletindo uma diferença de -10% face a abril. De entre as 16 operações contabilizadas em maio, a maior envolveu uma área de 5.600 m2 no Alfrapark, destacando-se ainda a tomada de 3.800 m2 pela LeasePlan no Q43-Fernão Magalhães. O Corredor Oeste foi a zona mais ativa do mês, com 56% do take-up, e as TMT’s & Utilities, as empresas mais dinâmicas, com uma quota de 46% da ocupação mensal.

No Porto, a atividade mensal ascendeu a 5.900 m2, mais 59% do que no mês anterior. O mercado registou 11 operações em maio, liderado pela ocupação de 1.400 m2 pela Manpower e de 1.100 m2 pela Maleo Services Offices, ambas no Lionesa Business Hub. O CBD Boavista foi a zona mais dinâmica no mês (44% do take-up) e as empresas de Serviços Financeiros os líderes de procura, com 37% da absorção.

Pode consultar o Report Office Flashpoint aqui.

Estamos disponíveis para qualquer questão adicional.

Há mais de 200 anos que a JLL (NYSE: JLL), uma empresa líder mundial em gestão de investimentos e imobiliário comercial, ajuda os seus clientes a comprar, construir, ocupar, gerir e investir numa variedade de imóveis comerciais, industriais, hoteleiros, residenciais e de retalho. Uma empresa da Fortune 500 com receitas anuais de 20,8 biliões de dólares e operações em mais de 80 países em todo o mundo. Os nossos mais de 108.000 colaboradores trazem o poder de uma plataforma global combinada com a experiência local. Impulsionados pelo nosso propósito de construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, ajudamos os nossos clientes, pessoas e comunidades: SEE A BRIGHTER WAY.

JLL é a designação e marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com.