MAKRO Portugal vende imóveis de Alfragide por mais de 40 milhões de euros

Operação de sale & lease back que engloba o terreno e os edifícios da empresa em Alfragide, incluindo edifício de escritórios e estabelecimento comercial

Julho 08, 2021

A makro Portugal, em conjunto com a METRO PROPERTIES, entidade gestora do imobiliário da METRO AG, acaba de vender ao Fundo de Investimento Imobiliário Aberto IMOFOMENTO, gerido e representado pelo BPI Gestão de Ativos, o local onde se encontra a sua primeira loja em território português, em Alfragide, por mais de 40 milhões de euros.

Esta transação mediada pela JLL, foi realizada em regime de sale & leaseback consubstanciando-se numa venda e posterior arrendamento do ativo detido até aqui pela makro, que inclui o estabelecimento comercial e edifício de escritórios, em Portugal. Trata-se de 25.400 m², dos quais 21.000 m2 são dedicados à loja e os restantes 4.400 m2 ao edifício de escritórios.

A makro Portugal continuará a ser a arrendatária do imóvel, garantindo a sua operação naquela localização a longo prazo.

Conforme refere David Antunes, CEO da makro Portugal, “esta transação comprova o excelente resultado que a MAKRO Portugal tem conseguido ao longo dos últimos anos e em especial durante o período pandémico. Esta aposta da METRO AG no mercado português volta a reiterar a confiança do grupo no nosso país.”
Esta operação insere-se na estratégia global da METRO PROPERTIES, que tem como objetivo desenvolver novos investimentos dentro do grupo, aumentando ainda mais a sua competitividade e consolidando o seu posicionamento no mercado nacional.

Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL, descreve o processo como “muito competitivo, tendo o ativo gerado bastante interesse entre os investidores. Tratou-se de uma oportunidade de investimento muito atrativa, pois envolveu uma operação de “sale & leaseback” a longo prazo com uma empresa internacional sólida e líder de mercado. Além disso, o próprio imóvel tem excelentes caraterísticas e tem sido alvo de investimento contínuo, estando situado numa localização comercial estratégica na região de Lisboa”.

Por outro lado, o BPI Gestão de Ativos beneficia não apenas da localização do ativo, como da permanência da makro Portugal que enquanto operadora premium permanece como ocupante principal do imóvel.

Com esta transação, o grupo METRO garante a localização dos escritórios centrais da grossista em Alfragide, mantendo-se como destino privilegiado para os clientes profissionais da makro Portugal e dos seus colaboradores no futuro.

A JLL (NYSE: JLL) é líder na prestação de serviços imobiliários e em gestão de investimentos. Moldamos o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor, usando as mais avançadas tecnologias para criar oportunidades recompensadoras, espaços incríveis e soluções sustentáveis para nossos clientes, nossas pessoas e todos que nos cercam. A JLL é uma empresa Fortune 500, com receita anual de US$ 16,6 bilhões, operações em mais de 80 países e uma força de trabalho de mais de 92 mil pessoas em todo o mundo em 30 de junho de 2021. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. JLL é marca registrada da Jones Lang LaSalle Incorporated. Para mais informações, visite jll.com