Artigo

A segunda vida da Comporta

Artigo de opinião de Patrícia Barão, Head of Residential

Agosto 10, 2021

A Comporta está a posicionar-se como um destino onde é possível um estilo de vida slow living e onde a sustentabilidade a natureza estão em primeiro plano

Por estes dias, em que a JLL inaugura um espaço permanente na Comporta, demos por nós, a pensar como este destino ganhou uma segunda vida, sem nunca ter perdido a sua essência. As suas caraterísticas “inatas” mais marcantes, os mais de 60 km de costa de Troia a Melides, a riqueza natural, a gastronomia tradicional e o típico azul e branco das construções em colmo, continuam presentes, ao mesmo tempo que este destino tem vindo a evoluir rumo a uma crescente notoriedade.

Há um certo estilo despretensioso neste destino que, atualmente, está a afirmar-se no roadmap do turismo residencial de gama alta na Europa. Um dos pontos de viragem para esta projeção internacional foi em 2019, com a entrada de diversos promotores de renome internacional, entre os quais a Vanguard, a Discovery Land Company ou a VIC Properties, que vieram contribuir decisivamente para posicionar a Comporta como um mercado de habitação turística de alto segmento na Europa. Os ingredientes estão todos lá: projetos de elevada qualidade que conjugam o tradicional e o contemporâneo, que preservam as tradições arquitetónicas da região e que, ao mesmo tempo, colocam à disposição dos clientes os melhores serviços, amenidades e conforto que se exigem de um destino de eleição. Tudo isto, numa zona onde ainda é possível um estilo de vida slow living e onde a sustentabilidade a natureza estão em primeiro plano.

Os compradores têm reconhecido claramente esta proposta de valor e se antes este era um destino de segunda habitação preferido esmagadoramente por franceses, hoje em dia, é procurado por cada vez mais nacionalidades da Europa, além de estar a ganhar visibilidade noutros continentes. Atualmente, a par dos franceses, também os belgas, os suíços, alemães, espanhóis, ingleses e, naturalmente, os portugueses, estão de olhos postos na Comporta para a aquisição de uma segunda habitação. E já não são poucos os brasileiros, canadianos, norte-americanos, mexicanos ou argentinos que também escolhem este destino! E há outra importante diversificação também, nomeadamente a nível da motivação de compra. Sentimos que o comprador no mercado da Comporta valoriza o lifestyle, arquitetura e paisagem única que a Comporta tem para oferecer, sendo essa a sua principal motivação na compra.

Se inscrever

Looking for more insights? Never miss an update.

Procurando por mais informações? Nunca perca uma atualização.

Mas hoje em dia estão também cada vez mais cientes que é um mercado muito interessante numa perspetiva de investimento, fruto da margem de crescimento e valorização da zona que se perspetiva para os próximos 10 a 15 anos.

Por isso, os promotores e os novos projetos, marcados por uma elevada qualidade, continuam a chegar, reconhecendo que a Comporta representa uma excelente oportunidade de investimento.

Para terminar, apenas diria que até a situação pandémica veio evidenciar os trunfos desta região, contribuindo para o aumento da procura de destinos como a Comporta, que nos oferece um contacto único com a natureza, com a envolvente de campo e praia, e onde as casas privilegiam o contacto com as áreas exteriores. E tudo isto acontece a apenas uma hora de uma capital europeia, Lisboa!

*Artigo de opinião escrito para a Visão

Contacte-nos

Diga-nos em que está interessado ou o que é que procura, para podermos ajudá-lo.