Market 360º 2019
A publicação Market 360º 2019, analisa o desempenho dos mercados de escritórios, retalho, investimento, promoção imobiliária, residencial e de hotéis no ano de 2019.
2019 é ano de balanço da década. No mercado imobiliário a queda foi vertiginosa, mas a recuperação foi tão intensa que chegámos a 2018 em máximos inéditos e 2019 cimentou esses recordes. Quase metade (46%) de todo o investimento imobiliário e um terço (29%) da área de escritórios ocupada nestes 10 anos concentram-se apenas nestes dois últimos anos. E o que dizer da habitação, um mercado completamente renascido, no qual, se as projeções se confirmarem, também um terço das casas vendidas no país ao longo da década terão sido transacionadas apenas nestes dois últimos anos, quer em número (30%) quer em valor (33%).
Por isso, chegados a 2019, podemos dizer que foi um ano novamente excecional, mas não de exceção, pois não só sustentou patamares históricos alcançados como o conseguiu fazer num momento em que a oferta não chega para satisfazer a procura. E, ao mesmo tempo, foi já dando sinais da diversificação para os setores mais alternativos e para os novos modelos de imobiliário, e também a promoção imobiliária começou a ter um novo elã.