Market 360º 2020-2021
A publicação Market 360º 2020-2021, analisa o desempenho dos mercados de escritórios, retalho, investimento, promoção imobiliária, residencial e hotéis em 2020, perspetivando ainda as tendências para 2021.
O ano 2020 iniciou com níveis de atividade sem precedentes nos diferentes segmentos do mercado imobiliário. No entanto, a situação totalmente inesperada provocada pela pandemia, veio impor um ritmo disruptivo ao mercado. Os diferentes segmentos foram afetados de forma distinta, mas o balanço geral é positivo: o imobiliário foi um dos setores mais resilientes ao embate da pandemia.
No final do ano, o investimento imobiliário atingiu 2,7 mil milhões de euros. É o terceiro melhor resultado de sempre no investimento comercial e, mais do que isso, terá, de certeza, um papel muito importante para a recuperação da economia nacional.
No setor de escritórios foram ocupados 190.000 m2 em Lisboa e no Porto, e o aumento substancial do e-commerce mostrou-se favorável ao setor logístico que registou um aumento de procura expressivo. No que toca ao mercado residencial, o volume transacionado ascendeu aos €25.583 milhões, o segundo melhor ano de sempre desde que há registo.
Simultaneamente, os setores mais afetados pela pandemia e onde as novas tendências que esta situação veio consagrar são mais vincadas, estão num momento de grande transformação.
Access the english version here.