Market 360º S1 2020
A publicação Market 360º S1 2020, analisa o desempenho dos mercados de escritórios, retalho, investimento, promoção imobiliária, residencial e de hotéis no primeiro semestre de 2020.
O ano arrancou de forma extraordinária no investimento imobiliário, com um montante de 1.480 milhões de euros transacionados no primeiro trimestre, quase três vezes mais do que no mesmo período do ano anterior. Em março, o mercado foi surpreendido por uma situação inédita de pandemia global, o que viria a impactar de forma imprevisível o 2º trimestre onde foram transacionados cerca de 90 milhões de euros. Somando o primeiro semestre cerca de 1.570 milhões de euros.
O setor Hoteleiro e o setor Retalho foram os mercados que mais sofreram durante o lockdown imposto pela pandemia, devido ao bloqueio do tráfego aéreo e pelo fecho de lojas e restaurantes.
A aceitação e massificação do teletrabalho vai resultar numa maior atenção à qualidade dos espaços dentro de escritório e sobretudo das zonas sociais e de colaboração, com uma crescente adoção também de zonas de trabalho flexível. Trata-se de uma grande transformação no setor, que irá ter implicações a longo-prazo e que, além de uma reorganização no layout dos escritórios, poderá trazer também uma redução na área ocupada.
No mercado residencial, no final do semestre já se nota uma tendência de recuperação do mercado, sobretudo visível no aumento de interesse e na procura de casa, mas também nas transações.