Artigo

Há “um” melhor bairro para viver?

Artigo de Opinião por Patrícia Barão, Head of Residential, JLL Portugal

Junho 01, 2022

Não há uma fórmula que sirva a todos. Escolher o melhor bairro para se viver depende de muitas coisas. Que tipo de casa queremos? Quanto queremos e podemos pagar? Queremos estar perto de escolas? E de comércio? Procuramos ir a pé para o trabalho? Gostamos de uma movida cosmopolita? Ou queremos estar próximos de espaços verdes e zonas mais calmas? 

Contudo, partindo de um ponto de vista imobiliário, podemos deixar algumas dicas sobre as zonas que estão a emergir com novos produtos, sem esquecer, claro, os bairros consolidados. Os centros de Lisboa e Porto continuam a ter excelentes oportunidades e produtos excecionais. Desde a Baixa, ao Chiado, Avenida da Liberdade, Avenidas Novas, em Lisboa, passando para a Baixa e os Aliados, Mouzinho/Flores ou a Foz, no Porto.

Mas sabemos que estes são atualmente destinos com valores em patamares mais premium.

Inscreva-se

Quer manter-se atualizado? Não perca as nossas novidades

Receba as últimas notícias, análises e oportunidades imobiliárias de todo o mundo, diretamente no seu email.

O que temos vindo a notar, é que tem também emergido em muitas zonas, fora dos centros, uma oferta de grande qualidade a preços mais acessíveis. São zonas que muitas vezes podem permitem adquirir casas maiores a preços mais competitivos.

Patrícia Barão, Head of Residential, JLL Portugal

E não é só uma questão de preço – há muitas pessoas que procuram atualmente zonas menos urbanas porque já não têm de estar no local de trabalho diariamente. Existe uma maior liberdade no nosso dia-a-dia e isso reflete-se na procura de casa. Entre as zonas emergentes destacam-se Alcântara e Marvila, em Lisboa, e Oeiras na Área Metropolitana. Já no Porto, destaco localizações emergentes como a Campanhã e, no contexto metropolitano, Gaia, que tem tido também um aumento de procura, quer nacional quer internacional.

Mas há outras zonas com grande potencial de investimento no país, como a Comporta, pela proximidade à praia e pela atratividade deste novo destino único na Europa; e o Algarve, que tem tido um aumento da procura, pois para além da qualidade de vida que oferece, tem zonas elegíveis para o Golden Visa, que continua a atrair investimento para Portugal. O mapa é vasto e só prova que temos muito boas opções para viver no nosso país.

*Artigo escrito para a revista Público Imobiliário

Contact Patrícia Barão

Head of Residential, JLL Portugal, Lisbon, Portugal

Contacte-nos

Diga-nos em que está interessado ou o que é que procura, para podermos ajudá-lo.

Qual é o foco do seu investimento?

Conheça oportunidades e fontes de financiamento em todo o mundo e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar as suas ambições.