Há “um” melhor bairro para viver?
Artigo de Opinião por Patrícia Barão, Head of Residential, JLL Portugal
Não há uma fórmula que sirva a todos. Escolher o melhor bairro para se viver depende de muitas coisas. Que tipo de casa queremos? Quanto queremos e podemos pagar? Queremos estar perto de escolas? E de comércio? Procuramos ir a pé para o trabalho? Gostamos de uma movida cosmopolita? Ou queremos estar próximos de espaços verdes e zonas mais calmas?
Contudo, partindo de um ponto de vista imobiliário, podemos deixar algumas dicas sobre as zonas que estão a emergir com novos produtos, sem esquecer, claro, os bairros consolidados. Os centros de Lisboa e Porto continuam a ter excelentes oportunidades e produtos excecionais. Desde a Baixa, ao Chiado, Avenida da Liberdade, Avenidas Novas, em Lisboa, passando para a Baixa e os Aliados, Mouzinho/Flores ou a Foz, no Porto.
Mas sabemos que estes são atualmente destinos com valores em patamares mais premium.
Quer manter-se atualizado? Não perca as nossas novidades
Receba as últimas notícias, análises e oportunidades imobiliárias de todo o mundo, diretamente no seu email.
O que temos vindo a notar, é que tem também emergido em muitas zonas, fora dos centros, uma oferta de grande qualidade a preços mais acessíveis. São zonas que muitas vezes podem permitem adquirir casas maiores a preços mais competitivos.
E não é só uma questão de preço – há muitas pessoas que procuram atualmente zonas menos urbanas porque já não têm de estar no local de trabalho diariamente. Existe uma maior liberdade no nosso dia-a-dia e isso reflete-se na procura de casa. Entre as zonas emergentes destacam-se Alcântara e Marvila, em Lisboa, e Oeiras na Área Metropolitana. Já no Porto, destaco localizações emergentes como a Campanhã e, no contexto metropolitano, Gaia, que tem tido também um aumento de procura, quer nacional quer internacional.
Oportunidades de investimento
Mas há outras zonas com grande potencial de investimento no país, como a Comporta, pela proximidade à praia e pela atratividade deste novo destino único na Europa; e o Algarve, que tem tido um aumento da procura, pois para além da qualidade de vida que oferece, tem zonas elegíveis para o Golden Visa, que continua a atrair investimento para Portugal. O mapa é vasto e só prova que temos muito boas opções para viver no nosso país.
*Artigo escrito para a revista Público Imobiliário
Contactar Patrícia Barão
Head of Residential, JLL Portugal, Lisbon, PortugalQual é o foco do seu investimento?
Conheça oportunidades e fontes de financiamento em todo o mundo e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar as suas ambições.