Artigo

RE Talks by JLL com Fernando Ferreira

Multifamily, a nova tendência de investimento imobiliário.

Novembro 20, 2020

O segmento Multifamily, a habitação construída de raiz para fins de arrendamento tradicional, vai emergir como a grande aposta dos investidores em Portugal nos próximos anos, estando planeados vários projetos residenciais de grande escala para arrendamento no mercado nacional.

O forte crescimento da procura para arrendamento nos últimos anos é um dos maiores atrativos para os investidores, que encontram neste segmento de investimento alternativo, uma oportunidade para criar valor a longo prazo e com um rendimento resiliente.


As gerações mais jovens são também um motor de procura, procurando aceder à sua primeira habitação sem o ónus da compra, seja porque preferem soluções mais flexíveis seja porque também têm dificuldade em aceder ao financiamento. Por outro lado, continua a existir um crescente fluxo de estudantes e profissionais atraídos por Portugal que não encontram oferta adequadas às suas necessidades, naturalmente mais flexíveis e de maior mobilidade.

Subscreva-se

Quer manter-se atualizado? Não perca as nossas novidades

Receba as últimas notícias, análises e oportunidades imobiliárias de todo o mundo, diretamente no seu email.

Além dos bons indicadores de procura e da falta de oferta, Portugal é também um alvo preferencial por estar ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento de mercado, não existindo no país um mercado de arrendamento institucional e reconhecendo-se, assim, muitas oportunidades para o lançamento de projetos de grande escala nesta área.

Enquanto alvo de investimento para Multifamily, o mercado nacional beneficia ainda da crescente liquidez existente na Europa e da tendência de maior foco dos investidores neste tipo de ativos, vistos como uma classe de elevada resiliência especialmente em tempos de recessão económica, dada a sua versatilidade na adaptação a outros usos e na capacidade de gerar retornos sustentados a longo-prazo.

O Multifamily é uma classe de ativos de alta resiliência em contextos de contração económica, algo que sai evidenciado neste momento de pandemia. Tem retornos muito interessantes e sustentáveis numa perspetiva de longo-prazo, que é algo em que os investidores estão neste momento muito interessados.

Contact Fernando Ferreira

Head of Capital Markets, JLL Portugal

Qual é o foco do seu investimento?

Aceda a oportunidades e fontes de financiamento em todo o mundo e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar as suas ambições.